Sequência Didática 1- Recuperação e Aprofundamento
Total 6 aulas
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GEOMETRIA
Habilidade
- EF07MA24
(EF07MA24)
Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de
existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma
das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
Quadro 1 - Triângulo, polígono ou figura geométrica
Quadro 2- Qual figura representa um triãngulo
Quadro 3- 5,9 + 4,7 = 10,6 >7
5,1+3,8 = 8,9 para 10 faltam
Quadro 4 - 81,7 +41,3 + 57 = 180º
Um triângulo é uma figura geométrica que
possui três lados, três ângulos e três vértices. Os triângulos possuem
diversas propriedades, uma delas diz respeito aos seus ângulos internos: independentemente das dimensões do
triângulo, do seu formato, do comprimento de seus lados ou da medida de seus
ângulos internos, a soma desses ângulos internos sempre será
igual a 180°.
Em outras palavras, se ABC é um triângulo, e a, b e
c são seus ângulos internos, como podemos exemplificar
com a imagem a seguir:
Então, podemos escrever corretamente a soma:
a + b + c = 180°
Geralmente, essa igualdade não é usada para
descobrir que a soma dos ângulos internos de
um triângulo é igual a 180°, mas sim para determinar a medida de um dos ângulos
internos de um triângulo, quando as medidas dos outros dois são
conhecidas.
Exemplo: Qual a medida do terceiro ângulo interno
de um triângulo que possui dois ângulos internos iguais a 30°
e a 90°?
Solução:
30° + 90° + x = 180°
x = 180° – 30° – 90°
x = 60°
O terceiro ângulo mede 60°.
Com
base nas informações do Quadro acima, responda as questões a seguir.
1-Utilizando
régua e compasso, pai Gonçalo pediu para os irmãos, que façam a
construção de dois triângulos, um onde a soma de dois dos lados fosse sempre
maior que a medida do terceiro lado não somado, e outro em que a soma de
dois dos lados fossem menor que um terceiro não somado. Será que eles
conseguiram? Tente você estas construções e escreva se isso é possível ou
não.
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2-Pai
Gonçalo desenhou um triângulo onde os ângulos internos fossem 57º, 41,3º
e 81,7º. Depois apresentou uma lista de ângulos e perguntou aos irmãos,
qual não representaria a soma dos ângulos internos de um triângulo.
Aponte você para a afirmação incorreta.
A) ( ) 90º, 40º 50º;
B) ( ) 135º, 20º, 25º;
C) ( ) 90º, 90º, 30º;
D) ( ) 75º, 75º, 30º.
3-Pai
Gonçalo ainda pediu para os irmãos desenharem um triângulo com régua e
compasso e colocassem nelas as medidas de lado e de ângulos. Faça você
também este desenho.
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4-Mãe
Ana, apontou para o oitão de sua casa e mostrou para os irmãos que esta
estrutura tem forma de um triângulo, e informou a eles que quanto maior o
ângulo formado nos vértices de baixo do oitão, mais alto será o oitão.
Então pai Gonçalo disse que o triângulo que ele desenhou contendo as
medidas de ângulos iguais a 57º, 41,3º e 81,7º é exatamente deste oitão.
Com base nisso, pediu para que as crianças desenhassem um novo oitão
(triângulo) com ângulos menores formados nos vértices da base, e respondessem
se ele apareceria ser mais alto ou não do que o oitão desenhado por ele.
Faça o mesmo em seu caderno.
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5-De
posse de régua e compasso, desenhe um triângulo com medidas de ângulos
internos tais que quando somados são menores de 180º. Isso é possível? Nos diga
a razão.
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6-Pai
Gonçalo informou a Vitória que em suas mãos está um triângulo que possui
dois lados de medidas 5 cm e 7 cm. Ele quer saber se Vitória seria capaz de
apontar a medida do outro lado deste triângulo e para isso indicou alguns
valores (que apresentamos a seguir). Sabendo que Vitória conseguiu
acertar a charada, indique qual resposta ele indicou.
A) ( ) 15 cm;
B) ( ) 20 cm;
C) ( ) 17 cm;
D) ( ) 10 cm.
7-Pai
Gonçalo apresentou aos irmãos Vitória e Vinícius os dados relativos à construção
de um triângulo qualquer. Em cada caso, pediu para que eles verifiquem se
o triângulo existe ou não. Sabendo que as medidas apresentadas são dos
lados dos triângulos, ajude os irmãos a dizer se estes dados montam ou
não um triângulo e justifique sua resposta.
A) ( ) 3 cm, 5 cm e 9 cm;
B) ( ) 4 cm, 5 cm e 9 cm;
C) ( ) 15 cm, 23 cm e 35
cm;
D) ( )28 cm, 37 cm e 63 cm.
–
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GRANDEZAS E MEDIDAS – Habilidade - EF08MA19
(EF08MA19)
Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras
geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros,
triângulos e círculos), em situações como determinar medida de
terrenos.
Como calcular a área de um quadrado
O quadrado é um quadrilátero regular que possui
quatro lados congruentes, isto é, todos os seus lados possuem a mesma medida.
Todos os seus ângulos internos também são iguais e possuem 90° - chamado também
de ângulo reto. A soma de todos os seus ângulos internos é 360°. A área de um
quadrado é definida pela multiplicação da medida de dois de seus lados.
Confira:
Área do quadrado
A = L²
Sendo,
A: Área
L: Lado
Como calcular a área de um retângulo
O retângulo é uma figura geométrica formada por
quatro lados. Dois de seus lados são verticais e têm medidas menores que os
outros dois lados, dispostos horizontalmente. Seus quatro ângulos internos são
retos, ou seja, todos os seus ângulos possuem 90°. Logo, a soma de todos os
seus ângulos internos é 360°. A área de um retângulo é definida pelo produto
das medidas de sua base e sua altura. Confira:
Área do retângulo
A = B × h
Sendo,
A: Área
B: Base
h: Altura
Como calcular a área de um losango
O losango é um quadrilátero equilátero, o que
significa que ele é uma figura geométrica formada por quatro lados, todos do
mesmo tamanho. É interessante perceber que essa forma também é um
paralelogramo, isto é, seus lados opostos são iguais e paralelos, e suas duas
diagonais se cruzam perpendicularmente. Um losango possui dois ângulos menores
que 90° - chamados de ângulos agudos - e dois ângulos maiores que 90° -
chamados de ângulos obtusos.
Para calcular a área de um losango, é necessário
dividir a figura traçando as suas diagonais e obtendo quatro triângulos
retângulos. Logo, a fórmula para encontrar a área da figura envolve as medidas
de suas diagonais. Confira:
Área do losango
A = (D x d)/2
Sendo,
A: Área
D: Diagonal maior
d: Diagonal menor
Como calcular a área de um trapézio
O trapézio é uma figura plana que possui dois lados
e duas bases paralelas, cujas medidas são diferentes e, por isso, uma base é
sempre maior que a outra. Vale lembrar que, tratando-se de um quadrilátero
notável, a soma dos ângulos internos do trapézio é 360°. Para encontrar a sua
área interna, é necessário aplicar uma fórmula matemática. Confira:
Área do trapézio
A = (B + b) x h/2
Sendo,
A: Área
B: Base maior
b: Base menor
h: Altura
Como calcular a área de um triângulo
O triângulo é uma figura geométrica plana formada
por três lados. Sua classificação é feita de acordo com a medida de seus lados
ou ângulos. Há diversas maneiras para calcular a área de um triângulo e,
normalmente, ela está diretamente relacionada às informações que se conhece
sobre a figura. Acompanhe:
Área de um triângulo
Em muitas situações, basta conhecer a base e a
altura de um triângulo para encontrar a sua área. Confira a fórmula matemática:
A = (B x h)/2
Sendo,
A: Área
B: Base
h: Altura
Como calcular a área de um círculo
O círculo é uma figura plana que também pode
receber o nome de disco. Seu raio é uma medida muito importante e representa a
distância entre seu ponto central e a sua extremidade. Para calcular a sua
área, é necessário conhecer tal valor. Confira:
Área do círculo
A = 𝜋 × r²
Sendo,
A: Área
𝜋: Constante Pi
(3,14)
r: Raio
Não se
esqueça!
O raio de um círculo não possui a mesma medida de seu diâmetro. O
diâmetro é um segmento de reta que, ao passar pelo centro da forma geométrica,
a divide em duas metades iguais. Por isso, lembre-se:
Diâmetro = 2r
1-Seu
João tem uma banca de verdura na Feira, ele vende especificamente alfaces
que compra de terceiros, devido a isso resolveu fazer sua própria horta de em
um terreno ao lado de sua casa. Pesquisando ele descobriu que pode
plantar 8 pés de alface por metro quadrado. O terreno tem formato de um
trapézio retângulo com 10 metros de fundo, 8 metros de frente e o
comprimento de 14 metros. Calcule quantas mudas de alface seu João
consegue plantar em todo o terreno.
2-Augustos comprou um terreno para
construir sua casa, o lote tem 12x25 metros. Neste terreno ele vai
construir uma casa conforme a área vermelho do desenho abaixo.
Quantos metros de grama serão
necessários Augustos comprar para cobrir o restante do terreno?
(A) 185 m2
(B) 200 m2
(C) 225 m2
(D) 300 m2
3-Carolina
quer fazer um pequeno lago decorativo para seu jardim. De acordo com o
espaço que ela tem disponível o lago terá um formato circular com raio de
2 metros. Qual a área da região que o lago vai ocupar?
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4-Luana
quer comprar um terreno no novo loteamento que abriu na cidade, ela
pretende gastar no máximo 60 mil reais na aquisição do lote. Observe a planta
do loteamento e identifique quais os lotes que Luana pode comprar.
5-Ao
lado da Escola de Analu será construída uma praça. A professora sabendo
da novidade lançou uma proposta para os alunos da turma do 7º A, que
fizessem um desenho da praça ideal. Os dois melhores projetos seriam
encaminhados para a prefeitura como sugestão.
Analu como gosta de andar de
bicicleta elaborou uma área de calçada que contornava toda a praça, um
parquinho e uma quadra de areia. O outro projeto escolhido foi o do
Miguel, ele optou por uma quadra de futsal, uma academia de ginástica ao
ar livre e uma pista de skate.
Conforme mostra os desenhos da praça
ela será triangular, sendo os lados do triângulo medindo 100 x 80 metros.
Calcule o valor da área total desta praça.
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6-Em
dupla, escolham um dos desenhos, discutam sobre as possíveis medidas dos
diferentes ambientes e calcule a área de todos eles. Após compare com a área
total da praça e analise se será possível a construção.
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7-Agora
façam um novo desenho da praça, contendo os ambientes que mais gostam e
coloquem todas as medidas possíveis (valores dos lados, diâmetro, área
total).
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Avaliação
1-Encontra a área de um
quadrado com 17 cm de lado.
2- Aplique a fórmula para calcular a área, num retângulo de base 10 cm e
altura de 5 cm, temos:
2-Calcule a área de um triãngulo de base 7cm e altura 5cm
usando a seguinte fórmula:
Sendo,
Área: área do triângulo
b: base
h:altura
3- Calcule a área de um trapézio de altura 5 cm e bases de 8 cm e
3 cm.
4- Qual a área de um
círculo cujo diâmetro mede 10 cm?
Sequência Didática 2 - Recuperação e Aprofundamento
TOTAL 9 AULAS
– SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – GRANDEZAS E MEDIDAS Habilidade - EF07MA31
(EF07MA31)
Estabelecer expressões de cálculo de área de triângulos e de
quadriláteros.
Com base nas informações apresentadas no Quadro acima, responda as questões a seguir.
1-Após
apresentar o Quadro acima aos irmãos, pai Gonçalo perguntou, de que
maneira eles poderiam organizar as informações, de modo que conseguissem
calcular a área do quadrilátero. Notando que os irmãos estavam com
dificuldade em responder, apresentou uma lista de opções e perguntou,
qual delas não condiz com a verdade? Responda você também.
A)
( ) Sabendo que os triângulos têm a mesmas medidas e que juntas
apresentam um quadrilátero de medida igual ao azul da imagem, basta
calcular a área de um destes triângulos e multiplicar por 2 para saber a
área do quadrilátero;
B)
( ) Sabendo que os triângulos são projeções transladadas dos polígonos
formados ao considerarmos a região delimitada pela diagonal do
quadrilátero e dois de seus lados, ao multiplicar a medida da base deste
triângulo que é reto pela medida do seu lado (o que forma 90º com a base)
e dividir o resultado por 2, teremos sua área, então, basta multiplicar
por dois que teremos a área do quadrilátero;
C)
( ) Sabendo que os triângulos tem lados iguais a do quadrilátero e que se
ao juntarmos teremos um quadrilátero igual ao que procuramos a medida,
basta então juntar as figuras e calcular a o produto da medida da base
pela altura do novo quadrilátero;
D) ( ) Nenhuma das opções.
2-Com
base nas afirmações anteriores (ou outras que você conseguir elaborar), queremos
que você escreva uma expressão que atenda as afirmativas que nos permita
calcular a área do quadrilátero utilizando apenas do triângulo em
questão.
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3-Olhando
para os quadrados formado pela malha no fundo das figuras geométricas,
Vinícius percebeu que cada um dos quadrados tinha área de 2 unidades de
medida, por exemplo, se falamos de cm, então cada quadradinho tem 2cm².
Com base nesta constatação, Vitória apresentou algumas afirmações e te
perguntamos, em qual delas Vitória se equivocou?
A) ( ) Se cada um dos quadradinhos
tem área de 2cm², então se temos 3 de base e 3 de altura, basta
multiplicar 3 x 3 que teremos a medida de área procurada;
B) ( ) Somando 3 quadradinhos
inteiros e 3 pela metade em cada triângulo, podemos encontrar o valor da
área do quadrilátero;
C)
( ) Podemos dividir cada um desses quadradinhos em triângulos de área
1cm², ai somamos todos os triângulos menores presente nos dois triângulos
maiores e identificamos a área total do quadrilátero;
D) ( ) Se multiplicarmos por 2 a
medida identificada pelo produto de quantidades dos quadradinho no
quadrilátero, teremos a medida de área procurada.
4-Vinícius
percebeu que se dividirmos cada quadradinho desse mencionado no exercício
anterior, em quatro quadradinhos medindo 0,5cm², e perguntou a Vitória,
quantos deles estarão presentes no quadrilátero para cobrir toda a sua
área?
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5-Vitória que não é boba, lançou
também um desafio a Vinícius, ela notou que se cortarmos o quadrilátero
azul pelas duas diagonais, teremos nele representado quadro triângulos
menores dos que estes presentes na imagem do Quadro anterior, e perguntou
a Vinícius, qual seria a área em cm² de um destes novos triângulos?
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6-Uma
horta quadrada que Mãe Ana construiu, foi formada em um terreno
retangular, de 8 m por 12 m, conforme mostra a figura. Mãe Ana agora deseja
ladrilhar todo o terreno restante em volta da horta.
A) Calcule a área da horta;
B) Calcule a área do terreno;
C) Calcule a área que será
ladrilhada;
D) Os ladrilhos terão forma
retangular, de 0,25 m por 0,5 m, quantos ladrilho será necessários para
ladrilhar essa área?
7-A
calçada de entrada do mercadinho de mãe Ana está sendo reformada. Serão
feitas duas jardineiras triangulares e iguais nas laterais, conforme indicado
na figura, e o calçada restante será revestido em cerâmica.
Qual a área do piso que será
revestida com cerâmica?
– SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GRANDEZAS E MEDIDAS - Habilidade - EF06MA24
(EF06MA24)
Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento,
massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e
volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas,
inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais
e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
O volume de um cubo é determinado através do produto da área da base
pela altura, como já foi dito que as arestas do cubo possuem medidas iguais,
então temos que V = Ab * a ou V = a * a * a → V = a³. Observe:
As unidades mais usadas para expressar capacidade são as seguintes: m³
(metro cúbico), cm³ (centímetro cúbico), dm³ (decímetro cúbico). Onde respeitam
as seguintes relações:
1 m³ = 1000 litros
1 dm³ = 1 litro
1 cm³ = 1 mililitro ou 1 ml
Exemplo:
Calcule o volume de um cubo, sabendo que a
medida de seu lado é igual a 20cm.
Exercício simples para fixar a fórmula. Foi dado
que a medida do lado é igual a 20cm. O que temos que fazer é utilizar a
fórmula.
O volume de um paralelepípedo é
calculado através da multiplicação entre a área da base e a altura, ou para ser
mais prático: comprimento
x largura x altura, considerando sempre que as unidades de
comprimento das dimensões sejam as mesmas.
Exemplo
Um aquário possui o formato de um paralelepípedo
com as seguintes dimensões:
Determine quantos litros de água são necessários para encher o aquário.
V = comprimento x largura x altura
V = 50 cm x 20 cm x 15 cm
V = 15000 cm³ (centímetros cúbicos)
Como foi informado que 1 cm³ corresponde a 1 ml, temos que 15000 cm³ é igual a 15000 ml ou 15 litros.
1-Todos os dias ao amanhecer, Viviane
realiza sua caminhada matinal, de sua casa a Igreja, na rua onde mora.
Ela caminha aproximadamente 40 minutos.
Sabendo que a distância da casa de Viviane
até a igreja da cidade é de oito quadras, e cada quadra mede 250 m.
Responda:
a) Quantos quilômetros Viviane
percorre em sua caminhada?
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_______________________________________________________ b) Quantos quilômetros
ela percorre a cada 10 minutos de caminhada?
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2-Rafaela
foi ao supermercado levando sua sacola retornável com capacidade para
carregar 8 kg. Ela comprou: 5 pacotes de 200g de coco ralado; 4 pacotes de 500g
de fubá; 2 pacotes de 500g de macarrão, 4 pacotes de 250g de café, 01
pacote de 1kg de açúcar, 01 pacote de 5kg de arroz e 02 pacotes de 1kg de
feijão. Considerando as compras de Rafaela, responda:
a) Quantos quilogramas de mercadoria
Rafaela comprou?
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________________________________________________________________ b) A sacola
retornável de Rafaela foi suficiente para carregar suas compras?
________________________________________________________________
________________________________________________________________ c) Quantas sacolas
retornáveis seriam necessárias para Rafaela carregar suas compras?
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3-Gabriela
uma menina muito conectada, todos os dias ela usa 240 minutos para
atualizar suas contas no Facebook, Instagram, Tiktok e manter em dia a
conversas com suas amigas via aplicativo de texto do WhatsApp.
Considerando que um mês têm 30 dias, descubra quantos dias por mês
Gabriela fica na internet?
4-Evaldo
está construindo uma piscina retangular em seu clube recreativo, com as
seguintes dimensões: 10 m de comprimento, 8 m de largura e 1,5 m de
profundidade. Determine quantos litros de água serão necessários para
encher a piscina de Evaldo.
5-Uma
escola resolveu fazer uma gincana em que uma das provas é arrecadar 50 kg
de alimentos, que serão doados para famílias de baixa renda. No primeiro dia,
a turma de Maria conseguiu arrecadar 5 pacotes de arroz de 5 kg, 10
pacotes de farinha de trigo de 1 kg, 3 pacotes de café de 250 g e 7
pacotes de macarrão de 500 g. Quantos quilogramas falta para atingir a
meta?
a) ( ) 20 kg
b) ( ) 10,750 kg
c) ( ) 10,250 kg
d) ( ) 4,285 kg
6-Uma fábrica usa caixas retangulares
para transportar caixas cúbicas como está representado na figura
abaixo.
Usando a imagem como referência
responda quantas caixas, com formato de um cubo, cabem na caixa
retangular?
a) ( ) 72
b) ( ) 60
c) ( ) 24
d) ( ) 30
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GRANDEZAS E MEDIDAS Habilidade - EF07MA30
(EF07MA30)
Resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos
retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro
cúbico e centímetro cúbico).
Com base nas informações apresentadas no Quadro acima, responda às seguintes questões.
1-Pai
Gonçalo observou quatro objetos retangulares de seu cotidiano e resolveu
que usaria estes objetos como contextos para elaborar as questões de desafio
aos irmãos Vitória e Vinícius. Deste modo, olhando para o aquário de
peixes que tem em seu escritório, informou as medidas a Vinícius e lhe
pediu para calcular a capacidade de armazenamento de líquido que o objeto
comporta. As medidas das dimensões do objeto são: 1,20m; 0,80m; e 1m.
Responda você qual das medidas a seguir representa a capacidade de
armazenamento do aquário.
A) ( ) 0,96 m³;
B) ( ) 9,60m³;
C) ( ) 96m³;
D) ( ) 960m³.
2-Olhando
para um objeto menor, pai Gonçalo apontou para a caixinha de suco que
normalmente compra em um supermercado. Ao dizer para Vitória as medidas
do objeto, pediu a ela que indicasse a capacidade de suco que cabe na
embalagem em decímetro cúbico (sendo 1dm³ = 1cm³/1000. As medidas das
dimensões da caixinha são: 5cm; 8cm; e 12cm. Ajude Vitória a responder
tal questão.
A) ( ) 480dm³;
B) ( ) 48dm³;
C) ( ) 4,8dm³;
D) ( ) 0,48dm³.
3-Ao
apontar para uma caixa de entrega de produtos, uma que trouxe o aspirador
de pó que havia adquirido em uma compra na internet, perguntou a Vinícius,
qual seria a capacidade da caixa, se as medidas das dimensões do objeto
são: 50cm; 80cm; e 1,20m. Responda para pai Gonçalo em metros
cúbicos.
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4-Pai
Gonçalo ainda tinha em casa uma urna utilizada na última eleição de
presidente do bairro, e as medidas de dimensões do objeto retangular são:
1m; 1m; e 1m. Apresentando as medidas para Vitória, pediu a ela que lhe
informasse a capacidade do objeto em metro cúbico e em centímetro cúbico.
Responda você a esta questão.
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5-Pai
Gonçalo, ainda desafiou os irmãos a escolher um objeto qualquer, anotar
no caderno suas medidas de altura, largura e comprimento, e por meio do
cálculo encontrar a medida de capacidade deste objeto. Faça você o
mesmo.
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6-Pai
Gonçalo tem aquário na forma de um bloco retangular, de altura 100 cm e
arestas de 50 cm e 100 cm. Supondo que ele deseja encher o aquário até seu
limite máximo de capacidade, qual seria o volume máximo de líquido a ser
colocado no aquário:
A) ( ) 550 ml;
B) ( ) 450 ml;
C) ( ) 500 ml;
D) ( ) 480 ml.
7-Após muito tempo de economia e
pesquisas pai Gonçalo e Mãe Ana decidiram colocar uma piscina no quintal
de sua casa. O modelo de piscina desejado pelo casal é no formato de um
bloco retangular, onde as medidas de lados são 5 e 3 metros e uma
profundidade de 1,80 metros. Já pensando no gasto que teriam com a conta
de água, ao adquirir esta piscina o casal decidiu que sempre a deixariam
com 1,50 metros de profundidade. Com essas informações, indique a eles
qual a quantidade de água necessária para que o casal enche a piscina e
alcance sua capacidade máxima para a diversão?
A) ( ) 4,5m³;
B) ( ) 22,5m³;
C) ( ) 4m³;
D) ( ) 5,5m³.
Avaliação
1-Qual é o volume de um paralelepípedo cujas dimensões
são 30m , 18 m e 12 m?
2-Determine o volume de um cubo de 2,5 m de aresta.
3-Uma piscina tem 10 m de comprimento, 7 m de largura
e 2,50 m de profundidade. Quantos litros de água são necessários para encher
totalmente essa piscina?
4-A caixa
d’água de uma casa tem a forma de um cubo de aresta 1,2 m e está totalmente
cheia.Supondo que nessa casa o consumo diário de água seja de 432 L,
aproximadamente, quantos dias serão necessários para esvaziar totalmente a
caixa d’água?
5-Devem ser distribuídos 400 L de certa substância
líquida em frascos de 50 cm³ cada um. Quantos frascos serão necessários?
Sequência Didática 3- Recuperação e Aprofundamento
Total 9 aulas
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – NÚMEROS - Habilidade - EF01MA06
(EF01MA06).
Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de
cálculo para resolver problemas.
O
QUE É PORCENTAGEM?
A
porcentagem (ou percentagem) se refere a uma razão onde o denominador é 100
(cem). É um modo de expressar uma proporção ou uma relação entre 2 valores
através de uma fração proporcional cujo denominador é 100.
Dizer que
o preço de um determinado produto subiu 10% é dizer que subiu 10 a cada 100
reais.
Veja:
Determinado
produto que custa 200 reais teve um acréscimo de 10%. Como o acréscimo é de 10
a cada 100, o acréscimo será de 20 reais, passando a ser de 220 reais.
REPRESENTAÇÃO
Os
números percentuais são muito utilizados na estatística e no ramo financeiro.
Eles podem ser representados de três formas:
fração, decimal ou formal (utilizando o símbolo “%”).
Quanto
ao símbolo “%”, lê-se “por cento” e significa centésimos.
Exemplo: “3%” lê-se “3 por cento” e pode-se
escrever 0,03.
Veja:
Exemplo
1:
5%
(formal)
5/100
(fração)
0,05
(decimal)
Exemplo
2:
10%
(formal)
1/10
(fração)
0,1
(decimal)
Exemplo
3:
0,5%
(formal)
5/1000
(fração)
0,005
(decimal)
Exemplo
4:
120%
(formal)
12/10
(fração)
1,2
(decimal)
COMO
CALCULAR
Exemplo
1-
Vamos
calcular quanto é 2% de R$ 1.200,00:
Multiplicando
o valor por 2 e dividindo por 100:
1200
x 2 / 100 = 2400 / 100 = 24
Exemplo
2-
Calcular 25%
de 400:
400
x 25/100 = 4 x 25 = 100
Exemplo
3-
Um
produto que custava 120 reais aumento 3% .Qual o novo valor do produto
120 x 3/100 = 360 / 100 = 3,6
Como aumentou somamos 120+3,6= 123,6
reais
O novo valor será 123,60 reais
Exemplo
4-
A
passagem de ônibus para Bahia custava 400 reais e teve um decréscimo no seu
valor de 10%. Qual o novo valor da passagem?
400
x 10/100 = 4000/100 = 40
Como
decresceu o valor subtraio 400-40=360.
O
novo valor será 360 reais.
1-Lucas foi a uma loja comprar uma
bicicleta que custa R$ 800,00, mas ele está indeciso sobre qual das duas
formas de pagamento deve escolher.
a) Se Lucas pagar à vista, quanto
custará a bicicleta?
________________________________________________________________
b) Se escolher a outra forma de pagamento, quanto ele pagará pela bicicleta,
no total?
________________________________________________________________
c) Qual a diferença, em reais, entre os preços das duas formas de pagamento?
________________________________________________________________
2-Na
granja do senhor Valdir Ribeiro, em Lucas do Rio Verde-MT, as galinhas
produziram 650 ovos em um dia, sendo que 10% deles quebraram durante a
coleta.
Baseado
na informação fornecida calcule quantos ovos restaram?
3-O
refeitório da escola Eça de Queirós têm 10% de suas cadeiras amarelas,
15% de cadeiras vermelhas, 25% de cadeiras verdes e 50% de cadeiras
azuis. Sabendo que a quantidade de quadradinhos representa a quantidade
de cadeiras pinte as porcentagens das cores nos quadradinhos.
4-O
Ministério da Saúde registrou 101.147 casos de corona vírus e 7.025 mortes
da doença no Brasil até as 14h deste domingo (3), segundo informações
repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país. Do total
de casos aproximadamente 42% são considerados recuperados. Atualmente,
estão em acompanhamento um valor próximo a 50%.
a) Considerando o número sublinhado
calcule os valores correspondentes às porcentagens destacadas.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________ b) Ainda sobre
registro 101.147 calcule 10%, 25%,27% deste valor.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
5-Maria está organizando seus
horários de estudos e resolveu que na segunda feira irá estudar de 8horas
da manhã até as 10horas e vai destinar 50% do tempo para a disciplina de
Matemática, 25% para estudar Ciências e 25% para Geografia.
a) Quantos minutos Maria destinou a
estudar Matemática?
_______________________________________________________
_______________________________________________________ b) Quantos minutos
representam os 25% para o estudo de Geografia?
_______________________________________________________
_______________________________________________________ c) Qual fração do tempo
de Maria representa a parte que estudará
Ciências?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
6-Na
fazenda São Sebastião, na comunidade São Cristóvão, durante uma seca,
morreram 184 bois de uma boiada de 4.600 cabeças. Qual foi o porcentual dos
bois que ficaram?
a) ( ) 95%.
b) ( ) 96%.
c) ( ) 97%.
d) ( ) 98%.
7-Veja este anúncio:
Quantos lotes já foram
vendidos?
a) ( ) 40
b) ( ) 25
c) ( ) 100
d) ( ) 30
2.13
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – NÚMEROS -
Habilidade
- EF06MA13
(EF06MA13)
Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na
ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando
estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de
educação financeira, entre outros.
1-GRANDE LIQUIDAÇÃO
Marta e Inês encontraram uma loja com promoção de 10% em todas mercadorias. Se uma blusa custa R$ 50,00, quanto passará a custar?
a) ( ) 32,00 b) ( ) 45,00
c) ( ) 25,00 d) ( ) 48,00
2-Considerando
os números de candidatos inscritos e aprovados para os cursos de
matemática e Português em uma determinada faculdade, responda as questões
a seguir:
a)
Qual foi a porcentagem de reprovados no curso de Português em
relação ao total de inscritos?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
b)
Elabore e resolva 2 problemas envolvendo porcentagem com base
nos dados da tabela.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
3-Duas
amigas resolveram sair juntas e foram a uma pizzaria, pediram uma pizza
que estava dividida em oito pedaços. O valor da pizza era de R$40,00, uma
comeu 5 pedaços e a outra comeu 3 pedaços, ainda tomaram 3 refrigerantes
no valor de R$4,50 cada um.
Determine:
a) Qual a porcentagem de pizza que
comeram cada uma?
________________________________________________________________
________________________________________________________________ b) Quanto
gastou cada uma com a pizza?
________________________________________________________________
________________________________________________________________ c) Quantos
gastaram com os refrigerantes?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
4-Mara foi a uma papelaria comprar
alguns materiais. Chegando lá havia um cartaz com o seguinte
anúncio:
“Na compra à vista, o cliente
recebe um desconto de 20 % e na compra a prazo terá um acréscimo de 5%”.
Se Mara gastou R$ 300,00 na compra de
materiais, responda:
a) Se Mara pagar à vista qual será o
valor do desconto e qual o valor total pago por Mara?
_______________________________________________________
_______________________________________________________ b) Se ela optar pela
compra a prazo, quanto irá pagar pelos materiais?
_______________________________________________________
_______________________________________________________ c) Qual a diferença
entre o valor pago à vista e o valor pago a prazo?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
5-Duas lojas de sapatos vendem um mesmo modelo de tênis e também da mesma marca e apresentam para o consumidor promoções segundo as informações nas tabelas 1 e 2 abaixo.
GRANDE PROMOÇÃO DE TÊNIS.
Tabela 1 –” Promoção de tênis”
6-Observe o gráfico abaixo que
representa a porcentagem de notas de matemática obtidas em uma turma do
6º ano com 40 alunos.
a) Agora, com base nos dados do
gráfico, elabore 2 problemas para seu colega resolver.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
b) Supondo que a nota média para
aprovação seja acima de 6,5, quantos alunos estariam abaixo da
média?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
7-No
sítio de Mateus podemos encontrar alguns animais. São 3 cavalos, 15
galinhas, 1 galo, 4 porcos e 4 gansos. Sabendo que cada cavalo come em
média 1 kg de milho por dia, uma galinha, um galo ou um ganso come em
média kg de milho por dia e que um porco come em média 1,5 kg de milho
por dia. Responda:
a) Quantos kg de milho Mateus gasta
por dia e por mês com seus animais?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
b) Qual é a porcentagem do
gasto com milho para cada animal e para cada espécie em relação a um
dia?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
c) Sabendo que o custo de um saco de
milho de 50 kg custa R$ 35,00. Qual é o valor gasto em reais com cada
espécie em um mês?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – NÚMEROS - Habilidade - EF08MA04
(EF08MA04)
Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens,
incluindo o uso de tecnologias digitais.
1-Em
junho de 2009 chegou ao Brasil a epidemia da gripe A, causada pelo vírus
H1N1, devido a esta situação a orientação dos médicos infectologistas era
minimizar o contágio, para isso deveríamos higienizar bem as mãos e
evitar contatos com outras pessoas. As pessoas passaram então a utilizar
como prática de higiene o álcool em gel 70% nas mãos. Devido à alta
procura pelo produto o mesmo começou a faltar nas farmácias e
supermercados, onde ainda se encontrava
os preços estavam elevados. O fraco
de 500 ml do álcool
higienizador custava R$ 15,00, no
auge da epidemia
alguns lugares o produto passou a
custar R$ 25,80.
Calcule a porcentagem de aumento no
preço.
_____________________________________________________________________
2-Numa
turma de 8º ano com total de 40 alunos: 30% são meninos, 50% dos meninos
gostam de futebol e 50% preferem jogos digitais. Das meninas 25% também
gostam de jogos digitais. Utilizando a calculadora, responda:
A) Quantos alunos dessa turma gostam
de jogos digitais?
_____________________________________________________________________
B) Quantos meninos gostam de futebol?
___________________________________________________________
3-Em outubro de 2020 temos eleições
municipais para prefeito e vereadores.
Já pensando nisso um Jornal da
cidade
resolveu fazer uma pesquisa para
saber
a aceitação dos possíveis candidatos
a
prefeito, foram entrevistadas 320
pessoas
em 7 dias de pesquisa a
votantes,
maiores de 16 anos.
A) Calcule a porcentagem de votos
para
cada candidato:
B) Para vencer no primeiro turno o
candidato tem que receber mais da metade dos votos ( 50% + 1) De acordo
com os percentuais da pesquisa, algum dos candidatos seria eleito no 1º
turno? Porque?
_____________________________________________________________________
4-
Miguel
foi fazer um experimento no laboratório de ciências da escola, ele tinha
que verificar a pureza da gasolina. A instrução da professora foi a seguinte
“Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
(ANP), a porcentagem obrigatória de etanol combustível que deve ser
adicionado na gasolina é de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para
mais ou para menos.” Miguel começou o experimento com 70 ml de gasolina
na proveta e após realizar todos os procedimentos do experimento, o
volume de álcool na gasolina foi de 18 ml. Esta gasolina está dentro dos
padrões estabelecidos pela ANP?
_____________________________________________________________________
5-Um
hectare (10.000 metros quadrados) de soja produz em média 4.200 kg de
produto, este ano, porém com o pouco volume de chuvas, a lavoura apresentou
muitas perdas. Estima-se que o hectare vai ter 15 % de prejuízo comparado
aos outros anos. Calcule quantas sacas de 60 kg de soja está estimada a
produção deste ano?
6-Meus
avós resolveram trocar alguns móveis de sua casa e antes disso fizeram
uma pesquisa em 3 lojas da cidade, na loja A encontraram o fogão por R$
880,00, a geladeira R$ 1290,00 e o sofá por R$ 796,00; na loja B: o fogão
por R$ 799,00, a geladeira R$ 1350,00 e o sofá por R$ 999,00; e na loja C
encontraram o fogão por R$ 890,00, a geladeira R$ 1199,00 e o sofá por R$
895,00. A loja A ofereceu 5% de desconto, a loja B 10% e a loja C 6% de
desconto se o pagamento for realizado à vista, e os descontos para a
compra dos três itens na mesma loja. Em qual loja meus avós gastarão
menos se comprarem à vista?
_____________________________________________________________________
7-Mariana
foi jantar com seus pais em um restaurante do centro da cidade, na hora
de pagar a conta foi computado mais 7% referente a gorjeta do garçom. Se
o jantar custou R$220,00, qual foi o valor pago a mais pela
gorjeta?
_____________________________________________________________________
A)18,50
B) R$ 7,00
C) R$ 15,40
D) R$ 16,35
Avaliação
QUESTÃO
1 - Em um supermercado, um pacote de arroz custa R$ 20,00, sabendo que se o
freguês levar mais de 05 unidades, o preço de atacado será de R$ 18,00. Qual o
percentual de desconto na compra no atacado? *
(A) 20%
(B) 10%
(C) 15%
(D) 5%
QUESTÃO
2 - A tapioca é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, de origem
indígena tupi-guarani, feita com a fécula extraída da mandioca, também
conhecida como goma da tapioca, polvilho. Era vendida em uma barraca à beira da
praia nordestina, por R$ 6,00 e aumentou para R$ 7,50. Esse aumento, em termos
percentuais, foi de: *
(A) 25%.
(B) 22%
(C) 20%
(D) 18%
QUESTÃO
3 - Uma pessoa comprou um lote por R$ 40.000,00, e dias depois vendeu o mesmo
lote R$ 70.000,00. Pode-se dizer que essa pessoa, na venda do lote, obteve um
lucro de: *
(A) 75%
(B) 80%
(C) 50%
(D) 25%
QUESTÃO
4 - Uma pesquisa sobre peças com defeitos foi realizada em uma fábrica de
pratos. Em um lote de 800 peças, constatou-se que 60 estavam com defeito. Qual
o percentual de peças defeituosas? *
A) 60%
B) 10%
C) 7,5%
D) 8%
QUESTÃO
5 - O preço de custo de uma camiseta para o dono de uma loja é de R$ 60,00. Ele
revende a camiseta por R$90,00. Seu lucro será de: *
A) 40%
B) 60%
C) 50%
D) 30%
QUESTÃO
6 - Numa competição de tiro ao alvo, um atirador, a cada 8 tiros disparados,
consegue acertar 2 tiros no alvo. Qual o percentual de tiros acertados em 40
tiros? *
(A) 16%
(B) 25%
(C) 32%
(D) 40%
QUESTÃO
7 - Os 1250 alunos de uma escola responderam a pesquisa sobre a colocação ou
não de recipientes de coleta seletiva de lixo no pátio da escola. 1000 alunos
responderam que são favoráveis à colocação. Esse número, representado na forma
de frequência relativa, é correspondente a: *
(A) 20 %.
(B) 8 %.
(C) 12,5 %.
(D) 80%.
QUESTÃO
8 - O consumo médio diário de água no país é de 200 litros por pessoa. A ONU
aponta que este consumo poderia ser menor; excessos podem e devem ser evitados
de maneira simples e sem transtornos. Disponível em http://rmtonline.globo.com/noticias,
acesso em 14/05/2020.Estima-se que, só no chuveiro, são consumidos 46% desse
volume. Portanto, é possível que no banho diário sejam gastos *
(A) 2 litros de água.
(B) 46 litros de água.
(C) 92 litros de água.
(D) 200 litros de água.
QUESTÃO
9 - Em uma determinada loja, o gerente deu um desconto de 20% em todos os
modelos de smartphone. Para aproveitar a oportunidade, João resolveu comprar um
smartphone que custava 1500 reais antes do desconto. Qual o valor pago pelo
João pelo seu novo smartphone: *
A) 1200 reais.
B) 1800 reais
C) 1000 reais.
D) 750 reais.
QUESTÃO
10 - “O brasileiro gasta, diariamente, 9 horas e 14 minutos navegando na
Internet, através de qualquer dispositivo. Somos o terceiro povo no mundo que
mais passa tempo na rede. Em primeiro lugar, estão os tailandeses, com 9h38m,
seguidos pelos filipinos, com uma média de 9h29m”. Das 9 horas e 14 minutos
diários que o brasileiro passa na internet, 4 horas e 21 minutos são em
conexões móveis. Calcule qual percentual que as conexões móveis representam no
dia do brasileiro. *
A) 18,1%
B) 19,2%
C) 37,5%
D) 20%
QUESTÃO
11 - A renda familiar mensal dos residentes de uma casa é R$ 8.000,00, sendo
20% desse valor destinado ao pagamento do aluguel. No fim de 2019, a renda
familiar sofreu um aumento de 10% e o aluguel sofreu um aumento de 15%. Agora,
determine qual é o percentual do aluguel em relação à renda familiar mensal
após os aumentos? *
A) 20%
B) 15%
C) 10%
D) 20,9%
12-Veja
abaixo a oferta no preço de uma bola de futsal das seguintes marcas: TOPPER -
DE R$150,00 POR R$105,00 PENALTY - DE R$180,00 POR R$108,00 Nessas duas
ofertas, encontre o percentual de cada uma delas: *
(A) 40% bola Topper e 30% bola Penalty
(B) 30% bola Topper e 30% bola Penalty
(C) 30% bola Topper e 40% bola Penalty
(D) 40% bola Topper e 40% bola Penalty
– SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE -
Habilidade - EF05MA22
(EF05MA22).
Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório,
estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.
Probabilidade é um ramo da Matemática em que as chances
de ocorrência de experimentos são calculadas. É por meio de uma probabilidade,
por exemplo, que podemos saber desde a chance de obter cara ou coroa no
lançamento de uma moeda até a chance de erro em pesquisas.
Espaço
amostral
O espaço amostral é
o conjunto formado por todos os pontos amostrais de
um experimento aleatório, ou seja, por todos os seus resultados possíveis.
Dessa maneira, o resultado de um experimento aleatório, mesmo que não seja
previsível, sempre pode ser encontrado dentro do espaço amostral referente a
ele.
Como
os espaços amostrais são conjuntos de resultados possíveis,
utilizamos as representações de conjuntos para esses espaços. Por exemplo: O
espaço amostral referente ao experimento “lançamento de um dado” é o conjunto Ω, tal
que:
Ω = {1, 2, 3, 4, 5,
6}
Evento
Os
eventos são subconjuntos de um espaço amostral. Um evento pode conter desde zero a todos os resultados
possíveis de um experimento aleatório, ou seja, o evento pode ser um conjunto
vazio ou o próprio espaço amostral. No primeiro caso, ele é chamado de evento impossível.
No segundo, é chamado de evento
certo.
Não
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Ainda
no experimento aleatório do lançamento de um dado, observe os
seguintes eventos:
A = Obter um número par:
A = {2, 4, 6} e n(A)
= 3
B = Sair um número primo:
B = {2, 3, 5} e n(B)
= 3
C = Sair um número maior ou igual a 5:
C = {5, 6} e n(C)= 2
D = Sair um número natural:
D = {1, 2, 3, 4, 5,
6} e n(D) = 6
Cálculo
de probabilidades
As probabilidades são
calculadas dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de
resultados possíveis, ou seja:
P
= n(E)
n(Ω)
Nesse
caso, E é um evento que se quer conhecer a probabilidade, e
Ω é o espaço amostral que o contém.
Por exemplo, no lançamento de um dado,
qual a probabilidade de sair o número um?
Nesse exemplo, sair o número um é o
evento E. Assim, n(E) = 1.
O espaço amostral desse experimento contém
seis elementos: 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
Logo, n(Ω) = 6.
Desse modo:
P
= n(E)
n(Ω)
P
= 1
6
P = 0,1666…
P = 16,6%
Outro
exemplo:
Qual
a probabilidade de obtermos um número par no lançamento de um
dado?
Os números pares possíveis em um dado
são 2, 4 e 6. Logo, n(E) = 3.
P
= n(E)
n(Ω)
P
= 3
6
P = 0,5
P = 50%
1-Ao
jogar uma moeda e observar a face superior, é impossível saber qual das
faces da moeda ficará voltada para cima, exceto no caso em que a moeda seja
viciada (modificada para ter um resultado mais frequentemente). Em dupla
como colega, faça o experimento e responda à questão.
Jogue
uma moeda.
Quanto é P (cara)?
2-As professoras do 5º ano matutino,
Ana Célia turma 505 e Andrea da turma 504, decidiram sortear livros de
Histórias em quadrinhos para seus alunos. Foi organizado o sorteio da
seguinte forma: Do número 1 ao 32 eram os nomes dos meninos e do 33 ao 56
eram nomes das meninas. Os números foram escritos por cada aluno num
pedaço retangular de papel dobrado e colocado dentro de um recipiente
para o sorteio.
a) Quantos alunos ao todo vão
participar do sorteio?
_______________________________________________________
_______________________________________________________ b) Quantos meninos vão
participar do sorteio?
_______________________________________________________
_______________________________________________________ c) Quantas meninas vão
participar do sorteio?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
3-A professora Sonia da turma do 5º
ano, está realizando um bingo da tabuada. Cada aluno terá que compor sua
cartela com múltiplos de 2 e 3. Analise a cartela da aluna Poliana. Em
seguida responda:
Poliana terá probabilidade de vencer
o bingo se a professora sortear mais números PARES ou ÍMPARES?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Como podemos representar as
probabilidades em cada caso?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
4-Leia a frase reflita e pinte a
resposta como se pede. Converse com seus colegas sobre suas
respostas.
5-Tiago
e Pedro estão jogando uma partida de trilha. Nesse jogo, o número de
pontos que sai no dado de 6 faces corresponde à quantidade de casas que os
pinos devem avançar no tabuleiro. A última etapa da partida começa quando
todos os jogadores estão a 6 ou menos casas da chegada. Vence a partida o
jogador que, na última etapa, conseguir primeiro o número exato de pontos
no dado para alcançar a chegada. Levando-se em consideração que Tiago
está há 6 casas da chegada e Pedro está há 3 casas da chegada:
a)
Quantas são as possibilidades de casas que Tiago pode avançar na trilha?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
b) É a vez de Tiago lançar o dado.
Qual é a face que deve sair no dado para que Tiago vença a partida?
Observação:
Tiago
lançou o dado e não conseguiu a face 6. É a vez de Pedro jogar:
Pedro
raciocina e chega a seguinte conclusão: Eu tenho a mesma chance que
Tiago de vencer a partida: uma em 6.
c)
Explique por que deve sair a face 3 no dado para Pedro vencer a partida?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
d) Indique com uma fração a
probabilidade de Pedro vencer a partida nessa etapa:
________________________________________________________________
________________________________________________________________ e) Pedro
também não venceu a partida, pois lançou o dado e saiu a face 4. Na
próxima rodada qual dos dois meninos terá mais chance de vencer a partida?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
6-Imagine que você construiu um dado
com o molde abaixo:
Escreva a quantidade de faces desse
cubo em que aparece:
O Quadrado ______; O triângulo
______; O Círculo _______.
Ao
lançarmos esse cubo, qual é a figura que terá maior chance de
aparecer na face voltada para
cima?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
7-A sala do 5 ano A da escola Eça de Queiros, promoveu um sorteio de um Livro utilizando 2 roletas conforme as figuras abaixo:
Observando a roleta A
responda:
a) Qual a chance de sair o nome da
Mara no sorteio?
________________________________________________________________
________________________________________________________________ b) Na roleta B
qual a chance de sair o nome de Jonas?
________________________________________________________________
________________________________________________________________ c) A chance de
sair o nome de Sandra é a mesma de sair o nome de Fabia?
________________________________________________________________
________________________________________________________________ d) Na roleta B
qual o nome tem a maior chance de sair?
________________________________________________________________
________________________________________________________________ e) Para ganhar
no sorteio o nome de um menino qual roleta devemos escolher?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA –
ESTATÍSTICA
E PROBABILIDADE - Habilidade - EF06MA30
(EF06MA30)
Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número
racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número
com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
1-Ao
lançarmos uma moeda podemos obter “Cara ou Coroa?”. Cara é o lado onde
aparece uma figura, coroa é o lado em que está o valor da moeda. Ana gosta
de brincar lançando moedas. Se ela lançar uma moeda duas vezes, qual será
o total de possibilidades?
a) ( ) 3
b) ( ) 6
c) ( ) 4
d) ( ) 2
2-Na
aula de matemática o professor passou um trabalho de seminário contendo
25 exercícios, sendo que essa turma tinha 25 alunos, o professor numerou 25
papeis de 1 a 25 e pediu para cada aluno sortear um número, após 6 alunos
sortear seus exercícios, Mateus foi pegar o seu papel. Qual a
Probabilidade de ele sortear o número 7, sabendo que esse número não foi
sorteado ainda.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
3-A saboaria da cidade está fazendo uma promoção, “gire a roleta”. Ao girá-la, dependendo de onde a seta parar a pessoa ganha um prêmio. Se a seta parar em um número par, ganha um sabonete líquido; se parar em um número ímpar, ganha um hidratante para as mãos. Observe o desenho dessa roleta:
Sabendo que a roleta tem 5 setores de
tamanhos iguais, qual é a probabilidade de ganhar um hidratante para as
mãos?
a) ( ) 20%
b) ( ) 40%
c) ( ) 60%
d) ( ) 50%
4- A escola onde Ana estuda está fazendo rifa de uma cesta para o dia das mães. Nessa rifa, há 100 números, e somente um será premiado. Isadora comprou 10 números dessa rifa e Mateus, 6. Sabendo que todos os números têm a mesma chance de ser sorteados, qual é a probabilidade de Isadora ganhar a cesta?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
5-Um
baralho comum tem 52 cartas, separadas em 4 naipes, com 13 cartas de cada
um. Para cada naipe, os valores das cartas são 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Q,
J, K e A. Um baralho comum é embaralhado e uma carta é extraída ao
acaso.
Responda:
a) Descreva o espaço amostral?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
b) Qual a probabilidade dessa carta
ser um 4 de copas? (Expressar as respostas em formato fracionária,
decimal e percentual).
_______________________________________________________
_______________________________________________________
c) Qual a probabilidade dessa carta
ser do naipe de paus? (Expressar as respostas em formato fracionária,
decimal e percentual).
_______________________________________________________
_______________________________________________________
6-Para
arrecadar fundos, uma turma de 3° ano de uma escola rifou uma bicicleta
com uma cartela contendo 100 nomes. O valor a ser pago pela rifa dependia da
letra que aparecesse após o comprador raspar o nome escolhido. Os valores
variavam de acordo com o seguinte quadro:
Sabe-se que nessa cartela havia 5
nomes com a letra A, 10 com a letra B, 15 com a letra C e 70 com a letra
D.
a) Quanto à turma arrecadou com a
rifa?
________________________________________________________________
________________________________________________________________ b) Mateus foi
a primeira pessoa a comprar um nome dessa cartela. Qual é a
probabilidade de ele ter escolhido um
nome pelo qual não teria que pagar? E qual é a probabilidade de ele ter
escolhido um nome pelo qual teria que pagar 5 reais? ________________________________________________________________
________________________________________________________________
c) Heitor foi a segunda pessoa a
comprar um nome dessa cartela. Ele viu que Mateus pagou 5 reais pelo nome
escolhido. Qual é a probabilidade de Heitor ter escolhido um nome pelo
qual não teria de pagar? E qual é a probabilidade de ele ter escolhido um
nome pelo qual teria de pagar 5 reais? Escreva as respostas na forma
fracionária, decimal e percentual.
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7-Em
uma turma de 6° ano de uma escola, a professora pediu para os alunos
levarem para aula um dado e uma moeda. No dia da aula a professora dividiu a
turma em duplas e pediu para cada aluno lançar a moeda e o dado
simultaneamente e anotar no seu caderno o resultado.
a) Qual é o espaço amostral?
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b) Qual a probabilidade de
ocorrer nos lançamentos coroa e um número primo?
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_______________________________________________________ c) O aluno A lançou a
moeda e o dado, e obteve como resultado cara
e
o número 5 respectivamente. O aluno B lançou a moeda e obteve como
resultado cara, qual é a probabilidade desse aluno obter um número menor
que 5 no lançamento do dado?
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eu não estou conseguindo entender a geometria direito, queria que o senhor fosse com mais calma nas lições
ResponderExcluirEu nao quero essa resposta
ResponderExcluirCadê a resposta da atividade
ResponderExcluirCadê as respostas
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