7º Ano 3º Bimestre

Números -7º ano

Habilidade - (EF07MA12) - Resolver e elaborar situações problema que envolvam as operações com  números racionais.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

ATIVIDADE 1 – OS NÚMEROS E SUAS DIFERENTES REPRESENTAÇÕES

 

03/08 - 7º ano EF - Matemática - Operações com racionais: Parte I



04/08 - 7º ano EF - Matemática - Operações com racionais: Parte II





05/08 - 7º ano EF - Matemática - Operações com racionais: Parte III



10/08 - 7º ano EF - Matemática - Operações com racionais: IV





Representação diferentes dos números

 

Exemplos


Represente os números nas ordem de unidades simples.

A) 1,4mi = 1 mil e 400 = 1.400

B) 7,3 mi = 7 mil e 300 = 7.300

C) 5,4milhões = 5 milhões e 400 mil = 5.400.000

D) 7,34 milhões = 7 milhões e 340 mil = 7.340.000

E) 2,4 bilhões = 2 bilhões e 400 milhões = 2.400.000.000

F) 5,67 bilhões = 5 bilhões e 670 milhões = 5.670.000.000

F) O INSS sofre com a redução pessoal. Só no ano passado, mais de 5,7 mil servidores do órgão se aposentaram. Além disso, de acordo com o jornal "O Estado de S. Paulo", cerca de 20% do quadro de funcionários ativos do INSS está em licença-saúde. A Secretaria de Previdência admitiu que o atraso nas análises se deve, entre outros fatores, a uma redução da força de trabalho do INSS.... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/01/18/inss-pedidos-atrasados-aposentadoria-beneficios-medidas-governo.htm?

5,7 mil = 5 mil e 700 = 5.700

G) De acordo com uma nota técnica da Secretaria de Previdência, havia quase 1,9 milhão de pedidos acumulados em 1ª de janeiro de 2019... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/01/18/inss-pedidos-atrasados-aposentadoria-beneficios-medidas-governo.htm?

 

1,9 milhões = 1 milhão e 900 mil = 1.900.000

 

Exercício 1

A)   3,7 mi

B)   6,8mi

C)   5,9mi

D)   4,5 milhões

E)   7,89 milhões

F)    5,6 bilhões

G)   4,93 bilhões

H)   INSS tem 1,3 mil de pedidos atrasados; como aconteceu e o que será feito?... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/01/18/inss-pedidos-atrasados-aposentadoria-beneficios-medidas-governo.htm?

I)     Parte dos militares deve ser direcionada ao atendimento nas agências, para substituir os servidores do próprio INSS, que serão remanejados para a análise dos benefícios. O custo estimado pelo governo é de R$ 14,5 milhões ao mês durante nove meses. Ao todo, um gasto de R$ 130,5 milhões... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/01/18/inss-pedidos-atrasados-aposentadoria-beneficios-medidas-governo.html

 

 

      

Fração na forma Decimal

 

½= 1:2 = 0,5

 

¾= 3:4 = 0,75

 

2/5 = 2:5 = 0,4

 

 

J)     Resolver exercício pagina 63 apostila  7º ano  volume 3

Exercício 1.1 e exercício 1.2

 

 

 

 

Como encontrar frações equivalentes?

 

Para encontrar uma fração equivalente, basta multiplicar os numeradores e denominadores por algum número natural que seja diferente de zero. Mas, lembre-se, tudo que for feito no numerador deve ser igualmente feito no denominador. Veja alguns exemplos:

 

Frações equivalentes a 1/5

 

 1  =  2  =  4  =  8  =  16  (todas as frações foram multiplicadas por 2)
 5     10     20    40     80

 

 1  =  3  =  9  =  27  =  81  (todas as frações foram multiplicadas por 3)
 5     15     45    135    405

 

 1  =  5  =  25  =  125  =   625 

 5     25     125     625      3.125

(todas frações multiplicadas por 5)

 

 

 

 

 

 

Exercício2: EQUIVALÊNCIA  



Resolver exercício apostila volume 3 página 63

Exercício 2.1 e 2.2


Exercício 2.3



 

 












Exercício 2.4 ; 2.5 ; 2.6 ; 2.7  e 2.8







 

 

 

 

Exercício 3



 

















Resolver exercício apostila volume 3 página 65

Exercício 3.1 ; 3.2 ; 3.3 e 3.5

 

multiplicação de frações é realizada multiplicando o numerador da primeira fração com o numerador da segunda fração e em seguida multiplicando o denominador da primeira com o denominador da segunda. A operação continua sucessivamente em casos em que a multiplicação envolvem mais de duas frações.


 

 

 








Exercício 4

 

Resolver exercício apostila volume 3 página 66

3.6 e 3.7

 

 

 

 

Divisão de Frações

 

 

Divisão de uma fração por outra fração

Dividir fração por fração pode parecer um pouco complicado, pois a forma escrita fica um pouco esquisita. Mas é bem simples. Veja!

Dividir 35 por 73

Copiamos a primeira e multiplicamos pelo inverso da segunda. Multiplicando os números de cima e de baixo.

 

 

Exercício 5


Resolver as divisões de frações por frações



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

















Álgebra – 7º Ano

Habilidade - (EF07MA16) - Reconhecer se duas expressões  algébricas obtidas para descrever a regularidade de uma mesma sequência numérica são ou não equivalentes.


11/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas equivalentes: Parte I



12/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas equivalentes: Parte II










Expressões Algébricas

São representações Matemáticas com 3 itens básicos:

1-Números desconhecidos ( uso de letras)
2-Números conhecidos
3-Operações Matemáticas

Para as sequencias numéricas, a representação será os termos dessa sequência.

Na sequência (2,3,4,5,...)

A expressão usada para obter os termos dessa sequência foi :

An = n + 1


Onde : 

An = enésimo termo
n    = termo desconhecido ou (variável)
1     = número conhecido

Observação :   n        =  ( posição do termo)
                           n-1    =  ( termo anterior )


Exemplo 1- Usando a expressão An = N + 3 , monte uma sequência numérica com os 5 primeiro termos.

A N =   N   +  3
A 1  =   1   +   3 = 4
A 2 =   2   +   3 = 5
A 3 =   3   +   3 = 6
A 4 =   4   +   3 = 7
A 5 =   5   +   3 = 8

Sequência = (4,5,6,7,8)

Exercício 6

A) Usando a expressão An= N +8 , monte uma sequência com os 5 primeiros termos.

B) Usando a expressão An = N - 10, monte uma sequência com os 10 primeiros termos.
An= n-10
A1= 1-10 = -9
A2= 2-10 = -8
A3 =...........


Exemplo 2- Sendo a sequência (2,...,...,...,...), encontre os 5 próximos termos dessa sequência, usando a expressão algébrica An = (n-1) + 4


Analisando temos:
A1    = primeiro termo = 2
(n-1) = termo anterior

An   = (N-1) + 4
A1   =    2
A2   =  A1 + 4 =     2 + 4  = 6
A3   =  A2 + 4 =     6 + 4  = 10
A4   =  A3 + 4 =   10 + 4  = 14
A5   =  A4 + 4 =   14 + 4  = 18
 
Logo temos sequência (2,6,10,14,18)


Exercício 7

A) Sendo a sequência (3,...,....,....,....) encontre os 5 primeiros termos dessa sequência, usando a expressão algébrica An = ( n-1) + 8

B) Sendo a sequência (3,...,...,...,...) encontre os 5 primeiros termos dessa sequência, usando a expressão algébrica An = (n-1) . 3


Márcia tinha R$500,00 e resolveu econonomizar R$200,00 a cada mês de uma mesada que recebia de seu pai, durante 6 meses no ano de 2020

Janeiro 2020      R$ 500,00
Fevereiro 2020  R$ 700,00
Março 2020       R$ 900,00
Abril 2020         R$ 1.100,00
Maio 2020         R$ 1.300,00
Junho 2020        R$ 1.500,00


A) Seguindo o mesmo padrão, qual sera o total economizado se ela resolvesse guardar dinheiro até dezembro.
Como ela economiza R$200,00 por mês.
julho 2020  ------------  1700 reais
agosto 2020 -----------  1900 reais
setembro 2020 --------  2100reais
outubro 2020 ----------  2300reais
novembro 2020 -------  2500reais
dezembro 2020 -------  2700reais

Resposta- Ela teria um total de R$2.700,00

B) Escreva uma expressão algébrica que determina qual será o total economizado após N meses de economia, partindo de fevereiro de 2021.

Fevereiro 2021    Economia 3100 reais
A1=    3100
A2=    3100    +    1       .  200  = 3100 + 200= 3300
A3 =   3100    +         .  200  = 3100 + 400= 3500
A4=    3100    +    3       .  200  = 3100 + 600= 3700
A5 =   3100    +    4       .  200  = 3100 + 800= 3900
An =   3100    + (An-1) . Razão 

ONDE:
(an-1) = termo anterior
Razão = R$200,00 (valor da economia mensal)

Exercício 8

Resolver
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
ATIVIDADE 1 – SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS E EXPRESSÕES ALGÉBRICAS Página 68 e 69 volume 3
1.1  Letras A e B





17/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas equivalentes: Parte III






Utilizando a Propriedade Distributiva na Resolução de Equações


Resolver uma equação significa aplicar técnicas matemáticas no intuito de determinar o valor da incógnita. Algumas equações são constituídas de parênteses os quais precisam ser eliminados na determinação do valor desconhecido. Essa simplificação dos parênteses pode ser feita através da utilização da propriedade distributiva. Após a aplicação da propriedade distributiva, o processo de resolução deve ser conduzido normalmente. Os exemplos a seguir demonstrarão processos de resolução de equações partindo do princípio da propriedade distributiva da multiplicação.

Princípio da Propriedade Distributiva da Multiplicação

a * (b + c) → ab + ac

2 * (x – 1 ) → 2x – 2

4 * (y – 2) → 4y – 8

6 * (x + 4) → 6x + 24


Exemplo 1

8 (x + 2) = 4 (x + 6) → aplicar a propriedade distributiva

8x + 16 = 4x + 24

8x – 4x = 24 – 16

4x = 8

x = 8 / 4

x = 2

Exemplo 2

8 (x + 3) = 40 → aplicar a propriedade distributiva

8x + 24 = 40

8x = 40 – 24

8x = 16

x = 16 / 8

x = 2




Publicado por: Marcos Noé Pedro da Silva
Fonte Pesquisa:
https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/utilizando-propriedade-distributiva-na-resolucao-equacoes.htm



Exercício 9

Observando os exemplos acima aplique o princípio da propriedade distributiva nos seguintes exercícios

A)  D . ( E + F )  = DE + DF
B)  A . ( X + Y)  =
C)  F .  ( S + D ) = 
D) G .  ( A - B  ) =
E)  A . ( F  -   G) =
F)  3 . ( X + 2 ) = 3.X + 3.2 = 3.x + 6
G) 4. ( X + 3 ) =
H) 5 . ( Y - 4 ) =
I)   8 . ( X - 2 ) = 


Exercício 10

Resolver as expresões algébricas observando os exemplos 1 e 2

Exemplo 1

8 (x + 2) = 4 (x + 6) → aplicar a propriedade distributiva

8x + 16 = 4x + 24

8x – 4x = 24 – 16

4x = 8

x = 8 / 4

x = 2

A) 4 . ( x+2) =  2 . ( x+8 )

B) 5 . ( x - 4 ) =  2 . ( x+2 )

Exemplo 2

8 (x + 3) = 40 → aplicar a propriedade distributiva

8x + 24 = 40

8x = 40 – 24

8x = 16

x = 16 / 8

x = 2

C) 2 . ( x+ 2 ) = 10

D) 5.  ( x - 2) = 20






18/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas equivalentes: Parte IV




Exercício 11
  

Assista o vídeo acima do dia  18/08 - 7º ano EF - Matemática - Expressões algébricas equivalentes: Parte IV e resolva os exercícios SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 apostila volume 3 7 º ano
página 69 exercício 1.2 e 1.3


Habilidade - (EF07MA17) - Resolver e elaborar situações-  -problema que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.



31/08/2020/ Proporcionalidade - Parte 1






01/09/2020/ Proporcionalidade - Parte 2





02/09 - 7º ano EF - Matemática - Proporcionalidade: Parte 3








08/09/2020/ proporcionalidade parte 4










Exercício 12 



Assistir os vídeos acima  
31/08/2020/ Proporcionalidade - Parte 1 , parte 2, parte 3 e parte 4 e resolver  o exercício da apostila volume 3  7º ano SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
ATIVIDADE 1 – RELAÇÕES DE INTERDEPENDÊNCIA página 70 
Exercício 1.1 e 1.2 


(EF07MA23) Verificar relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, com e sem uso de softwares de geometria dinâmica. 

09/09/2020/  Retas e ângulos - Parte 1






14/09/2020 - 7º ano EF - Matemática - Reta e ângulo: Parte II






15/09/2020 - 7º ano EF - Matemática - Reta e Ângulos: Parte III



16/09/2020- 7º ano EF - Matemática - Reta e Ângulos: Parte IV







Retas Paralelas




Duas retas distintas são paralelas quando possuem a mesma inclinação, ou seja, possuem o mesmo coeficiente angular. Além disso, a distância entre elas é sempre a mesma e não possuem pontos em comum.



Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares

As retas paralelas não se cruzam. Na figura abaixo representamos as retas paralelas r e s.

Retas paralelas
Retas paralelas (r // s)

Diferente das retas paralelas, as retas concorrentes se cruzam em um único ponto.

Retas concorrentes
Retas concorrentes

Se duas retas se cruzam em um único ponto e o ângulo formado entre elas no cruzamento for igual a 90º as retas são chamadas de perpendiculares.

Retas perpendiculares
Retas perpendiculares


Retas paralelas cortadas por uma transversal

Uma reta é transversal a uma outra se possuem apenas um ponto em comum.

Duas retas paralelas r e s, se forem cortadas por uma reta t, transversal a ambas, formará ângulos como representados na imagem abaixo.

Retas paralelas cortadas por uma transversal

Na figura, os ângulos que apresentam a mesma cor são congruentes, ou seja possuem mesma medida. Dois ângulos de cores diferentes são suplementares, ou seja, somam 180º.

Por exemplo, os ângulos apresentam mesma medida e a soma dos ângulos f e g é igual a 180º.

Os pares de ângulos recebem nomes de acordo com a posição que ocupam em relação as retas paralelas e a reta transversal. Sendo assim, os ângulos podem ser:
  • Correspondentes
  • Alternos
  • Colaterais

Ângulos correspondentes

Dois ângulos que ocupam a mesma posição nas retas retas paralelas são chamados de correspondentes. Eles apresentam a mesma medida (ângulos congruentes).

Os pares de ângulos com a mesma cor representados abaixo são correspondentes.

ângulos correspondentes

Na figura, os ângulos correspondentes são:

  • a e e
  • b e f
  • c e g
  • d e h

Ângulos Alternos

Os pares de ângulos que estão em lados opostos da reta transversal são chamados de alternos. Esses ângulos também são congruentes.

Os ângulos alternos podem ser internos, quando estão entre as retas paralelas e externos, quando estão fora das retas paralelas.

Ângulos alternos

Na figura, os ângulos alternos internos são:

  • c e e
  • d e f

Os ângulos alternos externos são:

  • a e g
  • b e h

Ângulos colaterais

São os pares de ângulos que estão do mesmo lado da reta transversal. Os ângulos colaterais são suplementares (somam 180º).Também podem ser internos ou externos.

Ângulos colaterais

Na figura, os ângulos colaterais internos são:

  • d e e
  • c e f

Os ângulos colaterais externos são:

  • a e h
  • b e g



Exercícios

1) Observando os ângulos entre as retas paralelas e a reta transversal, determine os ângulos indicados na figura:

Retas paralelas exercícios



Resposta:

O ângulo dado e o ângulo x são colaterais externos, portanto a soma dos ângulos é igual a 180º. Desta forma, a medida do ângulo x é 60º.

Já o angulo dado e o ângulo y são alternos externos, portanto, são congruentes. Assim, a medida do ângulo y é 120º.

Fonte pesquisa:


https://www.todamateria.com.br/retas-paralelas/





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