Sequência Didática1- Recuperação e Aprofundamento
Sequência Didática NÚMEROS
- Habilidade - EF07MA03
(EF07MA03) Comparar e ordenar números inteiros em
diferentes contextos, incluindo o histórico, associá-los a pontos da reta
numérica e utilizá-los em situações que envolvam adição e subtração.
Com base no jogo
apresentado no Quadro acima, responda:
1-Qual a posição
Vinícius deve estar se ao partir do ponto 0, obter a sequência de
jogadas: dado verde 5, azul 6 e vermelho 4?
A) ( ) 1;
B) ( ) -1;
C) ( ) -11;
D) ( ) 11.
2-Qual a posição
Vitória deve estar se ao partir do ponto 5, obter a sequência de jogadas:
dado verde 6, verde 2, vermelho 4 e vermelho 3?
A) ( ) 6;
B) ( ) -6;
C) ( ) -15;
D) ( ) 15.
3-Sabendo que em 5
jogadas Vitória partiu do ponto 5 para o ponto -7, indique uma possível
sequência de jogadas obtida.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
4-Sabendo que em 5
jogadas Vinícius partiu do ponto 0 para o ponto 7, indique uma possível
sequência de jogadas obtida.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
5-É possível afirmar que
em 3 jogadas Vinícius ganharia ou perderia o jogo? Elabore uma
justificativa.
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________________________________________________________________
6-Vitória ganhou o jogo
em até 5 jogadas. Dentre as opções de sequência de jogadas a seguir, qual
não é verdadeira?
A) ( ) Vinícius tirou
vermelho 6 três vezes seguidas, um verde 2 e um vermelho 3. B) ( ) Vitória
tirou verde 6, verde 5, verde 5 e verde 6.
C) ( ) Vinícius tirou verde 6
três vezes, mas vitória fez quatro vezes a mesma jogada.
D) ( ) Vitória tirou
três vezes verde 6 e um vermelho 2 e um verde 4.
7-Os
irmãos Vitória e Vinícius estão estudando que existem diferentes unidades
de medida de temperaturas, sendo uma delas o grau Celsius (°C), que é
usada no Brasil. Desse modo é possível ter informação de países que são
muito quentes ou muito frios. Abaixo temos as temperaturas em graus
Celsius de alguns desses países frios:
● Cazaquistão, com temperaturas que chegam a - 10 ºC;
● Rússia, com temperaturas que chegam a - 27 ºC
● Canadá, com temperaturas que chegam a - 39 ºC
● Groenlândia, com temperaturas que chegam a - 9 ºC
● Mongólia, com temperaturas que chegam a -20 ºC
● Estônia, com temperaturas que chegam a -30 ºC.
A) Qual desses países é o menos frio? E qual é o mais
frio?
_______________________________________________________
_______________________________________________________ B) Organize todas as
temperaturas em ordem crescente.
_______________________________________________________
_______________________________________________________ C) Qual a diferença de
temperatura entre a Rússia e a Groenlândia?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NÚMEROS -
Habilidade - EF07MA04
(EF07MA04) Resolver e elaborar
problemas que envolvam operações com números inteiros.
Com base nas informações do Quadro
acima, responda:
1-Na
primeira jogada, Vinícius (vendedor) teve que informar a Ana (compradora)
que lhe faltavam 3 ou R$ 3,00 para pagar a conta. Neste contexto, qual das
opções a seguir representam as cores e os valores obtido na jogada?
A) ( ) Azul 4; amarelo 6; vermelho 1
e; branco 2.
B) ( ) Azul 1; amarelo 3; vermelho 3
e; branco 4.
C) ( ) Azul 4; amarelo 6; vermelho 3
e; branco 1.
D) ( ) Azul 5; amarelo 6; vermelho 1
e; branco 2.
2-Após
algumas jogadas, Vinícius (vendedor) teve que devolver como troco a Ana
(compradora) o valor de 5 ou R$ 5,00. Neste contexto, qual(ais) das opções a
seguir representam as cores e os valores obtido na jogada?
A) ( ) Azul 6; amarelo 5; vermelho 4
e; branco 2.
B) ( ) Azul 2; amarelo 4; vermelho 5
e; branco 6.
C) ( ) Azul 4; amarelo 6; vermelho 3
e; branco 2.
D) ( ) Azul 2; amarelo 6; vermelho 1
e; branco 5.
3-Sabendo
que em uma dada jogada, o dado de cor azul saiu com o valor 6, e o
vendedor Vinícius teve que devolver um troco a cliente Ana no montante de 4 ou
R$ 4,00, qual das opções a seguir apresenta uma possível resposta?
A) ( ) Amarela 6, branco 2 e vermelha
3
B) ( ) Amarela 4, branco 2 e vermelha
3
C) ( ) Amarela 4, branco 2 e vermelha
4
D) ( ) Amarela 6, branco 5 e vermelha
4
4-Pense
em uma possível jogada em que o dado branco saiu com o valor 3 e o dado
de cor azul no valor 5. Aponte duas possíveis jogadas que poderiam resultar em
troco que Vinícius deveria dar a Ana em uma negociação?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
5-Sabemos
que em uma das jogadas o valor do dado amarelo foi o dobro do dado azul e
o valor do dado branco foi triplo do dado vermelho. Indique uma possível
jogada e o valor do troco ou da falta.
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________________________________________________________________
6-Sabemos que em uma das jogadas os
valores seguiam uma sequência onde o primeiro (azul) é o dobro do segundo
(amarelo), o segundo é a metade do terceiro (vermelho), e o quarto
(branco) igual ao primeiro. Aponte uma possível jogada e qual o troco ou
o valor que falta para fechar a compra.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
7-Vinícius
está um pouco perdido. Ele foi verificar sua situação financeira e
percebeu que sua conta bancária tem um saldo negativo de R$ 184,00, e
precisa que esta conta passe a ter um saldo positivo de R$ 126,00.
Vinícius está sem saber o que fazer e sobre qual movimentação financeira
deverá realizar. Explique qual o tipo e valor da movimentação?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
Avaliação
2) Na reta
numérica da figura abaixo, o ponto E corresponde ao número inteiro -9 e o ponto
F, ao inteiro -7.
---a--b--c--d--e--f--g--h--i--j--k--l--m---
-9
-7
Nessa reta, o ponto correspondente ao inteiro zero estará
(A) sobre o ponto M.
(B) entre os pontos L e M.
(C) entre os pontos I e J.
(D) sobre o ponto J.
3) Em uma
loja de informática, Paulo comprou: um computador no valor de 2200 reais, uma
impressora por 800 reais e três cartuchos que custam 90 reais cada um.
Os objetos foram
pagos em 5 parcelas iguais. O valor de cada parcela, em reais, foi igual
a
(A) 414.
(B) 494.
(C) 600.
(D) 654.
1º saque: R$200,00
2º saque: R$100,00
3º saque: R$300,00
Qual o saldo no banco dessa pessoa após os saques?.
a. Certo dia Elvira saiu de casa e fez o
seguinte trajeto:
foi até o correio
mandar uma carta para sua amiga e em seguida foi assistir à missa. Comeu um
lanche na padaria após à missa, foi ao banco pagar uma conta e foi buscar sua
filha na escola, pararam na praça para tomar um sorvete foram para casa. Quantos
metros Elvira andou nesse percurso?
b. Saindo da casa de Elvira, faça o
seguinte trajeto sobre a reta numérica: 400 m para a direita, 300 m para a
esquerda, 500 m para a direita , 300 m para a esquerda e 100 m para a esquerda.
Em que local você parou da reta?
Sequência Didática 2 - Recuperação e Aprofundamento
TOTAL 9 AULAS
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ÁLGEBRA –
Habilidade - EF04MA11
(EF04MA11) Identificar regularidades
em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.
1-Analise criteriosamente a
estratégia utilizada para completar a sequência e complete:
a) 10, 20, ____, ____, 50, ____,
____, ____.
b) 60, ____, 180, 240, ____, 360,
____.
c) ____, 10, ___, 20, 25, ____, 35,
_____.
2-Observe a rua onde Victor mora. Sua
casa está identificada com o número 3140– S. Sua avó mora na mesma rua, três
casas após a dele. Seguindo estas informações, qual será o número da casa
da avó de Victor?
3-O prédio onde Suzi mora os apartamentos são enumerados conforme a figura abaixo. O apartamento de Suzy está sem número, para identifica-lo ela colocou uma estrela na porta. Qual é o número do apartamento de Suzy?
4-Observe a sequência abaixo,
complete as lacunas com os números que estão faltando.
5-João
conversou com seu pai e descobriu que todos os tios têm uma diferença de
2 anos um do outro. Seu pai é o mais velho e tem 7 irmãos. Seu tio caçula tem
37 anos. Qual é a idade do seu pai?
6-Débora
escreveu os múltiplos de 4, um ao lado do outro, como mostrado a seguir: 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40, 44, 48, 52, 56, 60, 64, 68, 72,
...
Observe 18º termo da sequência o
algarismo da unidade é o número 2. Em relação aos algarismos da unidade
das sequências, responda:
a) O algarismo da unidade do 19º
termo é o número _____.
b) O algarismo da unidade do 32º
termo é o número _____.
c) O algarismo da unidade do 85º
termo é o número _____.
d) O algarismo da unidade do 104º
termo é o número _____.
7-Joaquim
recebe uma mesada de seu pai de 20 reais. Todo mês ele consegue
economizar 12 reais, pois pretende comprar um boneco do homem de ferro
que custa 150 reais. Quantos meses ele deverá economizar? Escreva em uma
sequência os valores que Joaquim terá economizado mês a mês até concluir
seu objetivo.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – ÁLGEBRA - Habilidade - EF04MA12
(EF04MA12)
Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais
para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos
iguais, identificando regularidades.
1-Observe que há um símbolo ocupando
o lugar dos dividendos. Descubra qual é o número que representa o
dividendo nos cálculos:
Desafie seu colega a descobrir outros
números que quando dividido por 3 restará os mesmos números que essas
três operações acima.
2-Existe um grupo de números que
quando divididos por 6 restam 2. Descubra com seu colega seis números que
quando dividido por 6 têm resto 2. Coloque aqui seus cálculos.
3-A
professora Elaine enviou no grupo de WhatsApp de seus alunos do 4º ano um
desafio matemático na forma da figura abaixo. Os alunos devem ligar a divisão
com o círculo colorido a seu correspondente na coluna ao lado. O primeiro
que colocasse a resposta no grupo ganharia 10 reais de crédito para
colocar em seu jogo online favorito. Pedro rapidamente postou a resposta
correta. Reproduza a resposta de Pedro na figura abaixo.
4-Carolina
faz balas de goma para festas. Seu Otávio, o pai dela, faz os pacotes e
depois os entrega. As balas vão embaladas em pacotes de 9 balas cada. Toda
semana, Carolina envia os sacos de balas para seu Otávio embalar, de modo
que sempre sobrem duas balas para ele comer enquanto assiste à televisão.
Em relação a essas informações, responda os questionamentos abaixo.
a) Marque um X na opção que
corresponde a quantidade de balas que Carolina envia para seu pai por
semana?
( ) Um saco com 9 balas de
goma.
( ) Um saco com 16 balas de
goma.
( ) Um saco com 90 balas de
goma.
( ) Um saco com 182 balas de
goma.
b) Se seu Otávio não comer as balas
que sobram, em quantas semanas ele poderá formar mais um pacote com as
sobras?
5-A
turma do 4° ano tinha muita dificuldade em fazer divisão. Pensando nisso
a professora resolveu lançar um desafio: O ganhador iria ser o líder da
turma por uma semana, as crianças resolveram pôr a mão na massa. Para
sanar as dificuldades de divisão a professora propôs o seguinte
problema.
Complete
a sequência de números que divididos por 7 deixem sempre resto 4.
6-Na
festa de aniversário de Maria sobraram 24 docinhos. Sua mãe pediu para
ela levar esses docinhos para escola e dividir com seus amigos. Maria
pensou e queria dividir seus docinhos de forma a não sobrar nenhum e que
todos recebessem a mesma quantidade. De quantas maneiras diferentes ela
poderia dividir seus docinhos e quais são essas opções?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________ ________________________________________________________________
7-Para cada sequência abaixo,
descubra o divisor para o qual os números listados a seguir deixam resto
4, conforme o modelo.
a) 9, 14, 19 e 24.
Divisor
é o 5, pois, 9 dividido por 5 deixa resto 4, 14 dividido por 5 deixa resto 4, etc.
b) 11, 18, 25 e 32.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________ c) 13, 22, 31
e 40.
________________________________________________________________
_______________________________________________________ ____________________________________________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – NÚMEROS - Habilidade - EF06MA06
(EF06MA06)
Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de
divisor.
1-Ana trabalha em uma biblioteca e
precisa organizar 60 livros novos em uma estante.
Quantas prateleiras serão necessárias
para distribuí-los igualmente em cada prateleira?
(Pense em todas as possiblidades de
distribuição de respostas para essa situação).
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________________________________________________________________
2-Em
certo país as eleições para prefeitos ocorrem a cada quatro anos, e para
senador, a cada oito anos. Em 2016, essas eleições coincidiram. Determine os
anos das quatro próximas vezes em que elas voltarão a coincidir?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
3-Um
professor de Matemática comprou os seguintes materiais: 140 réguas, 100
compasso 148 transferidor e dividiu esse material em pacotinhos, cada um
deles contendo um só tipo de material, porém todos com o mesmo número de
itens e na maior quantidade possível. Sabendo-se que todos os itens foram
utilizados, então o número total de pacotinhos feitos foi?
a) ( ) 74.
b) ( ) 88.
c) ( ) 97.
d) ( ) 102.
4-Roberto foi ao médico, que receitou
a ele os seguintes medicamentos:
Sabendo que Roberto tomou ontem, às
19 horas, esses dois medicamentos, calcule os itens a seguir:
Comprimido 1 de 8 em 8 horas
Comprimido 2 se 4 em 4 horas
a) Depois de quanto tempo (intervalo
mínimo possível) ele vai tomar os dois remédios juntos?
________________________________________________________________
________________________________________________________________ b) A que horas
ele vai tomar os dois remédios simultaneamente?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
5-João
tem três cordas de nylon com espessura e comprimentos diferentes, sendo
elas, 4 mm, 6 mm e 8 mm de diâmetro, medindo 24m, 60m e 108m
respectivamente, essas cordas devem ser cortadas em tamanhos iguais pois
serão preparadas em bobinas para transporte, e essas bobinas devem
comportar obrigatoriamente cordas com o mesmo comprimento e de uma mesma
espessura. Qual deve ser o tamanho final destas cordas, de forma que seja
necessário o menor número possível de bobinas?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
6-Heitor
trabalha como repositor em um supermercado e pretende organizar de 100 a
150 caixas de sabão em pó, de três marcas distintas, na prateleira de
produtos de limpeza, agrupando-os de 12 em 12, de 15 em 15 ou de 20 em
20, mas sempre restando uma caixa de sabão em pó. Quantas caixas de sabão
em pó Heitor têm para organizar?
_______________________________________________________
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7-Um fazendeiro possui 3 bombas d’agua que ligam automaticamente
em
sua fazenda para abastecer 3 caixas de água diferentes. A partir dessa
informação elabore uma atividade que aborde o conceito de mínimo múltiplo
comum.
_______________________________________________________
_______________________________________________________
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – NÚMEROS –Habilidade - EF07MA01
(EF07MA01)
Resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções
de divisor e de múltiplo, podendo incluir máximo divisor comum ou mínimo
múltiplo comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de
algoritmos.
Quais as quantidades de bambolês e as
medidas de temperaturas citadas no Quadro acima?
a) As quantidades de bambolês
são:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
b) As medidas de temperatura
são:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
2-Quais a(s) cor(es) dos bambolês
usados pelos golfinhos que seus pontos representam números divisíveis por
2?
A) ( ) Todos
B) ( ) Nenhum
C) ( ) Azul e Vermelho
D) ( ) Amarelo e Verde
3-Quais a(s) cor(es) dos bambolês
usados pelos golfinhos que representam números múltiplos de 3?
A) ( ) Azul
B) ( ) Amarela
C) ( ) Vermelho
D) ( ) Verde
4-Analisando
os bambolês apresentados na figura, e a relação de pontos associados às
cores dos bambolês usados pelos golfinhos, diga, qual a soma dos pontos
formados pelos bambolês da figura A e B?
R: Os bambolês da figura A somam um
total de ______ pontos.
R: Os bambolês da figura B somam um
total de ______ pontos.
5-Conforme a figura do Quadro
anterior indique em quais dos conjuntos de bambolês temos:
( ) No total da soma apresenta um
valor que pode ser dividido por 30. ( ) A soma dos seus valores é um número
divisível por 18.
( ) Somam mais de 18 pontos.
( ) Representa um número que só pode
ser divisível por números menores que 18.
6-Sabendo
as cores e as quantidades de bambolês que cada golfinho gira por
apresentação, a quantidade de apresentações no dia e a quantidade de dias
de apresentações realizadas na semana, responda:
Qual a soma de pontos dos bambolês
que o golfinho Ted gira no total de apresentações de segunda a
quarta-feira?
_______________________________________________________
_______________________________________________________
7-Sabendo
as cores e as quantidades de bambolês que cada golfinho gira por
apresentação, a quantidade de apresentações no dia e a quantidade de dias
de apresentações realizadas na semana, responda:
Quantas apresentações são necessárias
para o golfinho Bidu fazer 12 pontos de apresentação?
Avaliação:
01) Três navios fazem viagens entre dois portos. O primeiro a cada 4 dias, o
segundo a cada 6 dias e o terceiro a cada 9 dias. Se esses navios partirem
juntos, depois de quantos dias voltarão a sair juntos, novamente?
02) Em uma casa há quatro lâmpadas, a primeira acende a cada 27 horas, a
segunda acende a cada 45 horas, a terceira acende a cada 60 horas e a quarta só
acende quando as outras três estão acesas ao mesmo tempo. De quantas em quantas
horas a quarta lâmpada vai acender?
03) Alguns cometas passam pela terra periodicamente. O cometa A visita a
terra de 12 em 12 anos e o B, de 32 em 32 anos. Em 1910, os dois cometas
passaram por aqui. Em que ano os dois cometas passarão juntos pelo planeta
novamente?
04) Em uma arvore de natal, três luzes piscam com freqüência diferentes. A
primeira pisca a cada 4 segundos, a segunda a cada 6 segundos e a terceira a
cada 10 segundos. Se, num dado instante, as luzes piscam ao mesmo tempo, após
quantos segundos voltarão, a piscar juntas?
05) Três viajantes partem num mesmo dia de uma cidade A. Cada um desses três
viajantes retorna à cidade A exatamente a cada 30, 48 e 72 dias,
respectivamente. O número mínimo de dias transcorridos para que os três
viajantes estejam juntos novamente na cidade A é:
(A) 144.
(B) 240.
(C) 360.
(D) 480.
(E) 720.
Sequência Didática 3- Recuperação
TOTAL 9 AULAS
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – NÚMEROS - Habilidade - EF04MA09
(EF04MA09)
Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e
1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a
reta numérica como recurso.
1-Felipe
está treinando para uma competição de corrida equestre muito importante.
Ele estabeleceu metas para atingir ao longo das semanas em seus treinos,
com seu cavalo, marcando o tempo percorrido. Na semana 1 eles percorreram
com precisão 1/5 do percurso. Na semana 2 eles atingiram 1/3 do percurso
com sucesso, alcançando 1/2 do percurso na semana 3. Assim, na semana 4
eles estavam fazendo todo o percurso no tempo e velocidade
almejados.
Faça retas numéricas das frações que
representam os percursos de Felipe nos treinos no decorrer das
semanas.
2-Observe a pizza responda os questionamentos abaixo.
a) Em quantos partes essa pizza foi
cortada?
__________________________________________________________
b) Qual é a fração que representa um pedaço dessa pizza?
__________________________________________________________ c) Faça desenhos de pizza onde os pedaços representam as seguintes frações:
Obs.: As pizzas devem ter o mesmo
tamanho.
d)
Qual das pizzas desenhas que tem o maior pedaço? E o menor?
__________________________________________________________
3-O
marcador de combustível do automóvel de Ricardo está representado na
figura abaixo. A letra E representa que o tanque está vazio, e a letra F representa
que o tanque está cheio.
Qual fração representa a quantidade
de combustível que há no automóvel de Ricardo?
a) ( ) 1/2
b) ( ) 1/3
c) ( ) 1/4
d) ( ) 1/5
4-Luana
e Lucas fizeram uma pesquisa para descobrir qual era o time preferido da
sua família. Entre seus pais, irmãos, tios e avós, entrevistaram 36 pessoas.
Chegaram à conclusão que 1/2 da família torcia para o Luverdense Futebol
Clube, 1/3 preferia Mixto Esporte Clube e o restante torcia para outros
times. Em relação a entrevista de Luana e Lucas com a sua família
descubra a quantidade de torcedores do Luverdense, Mixto e outros
times.
Resolução:
Resposta:
________________________________________________________
5-José
participa de um grupo de escoteiros, onde participou de uma gincana na
qual deveria representar em uma corda 1/2 e 1/4, para resolver o problema
ele pensou nas retas numeradas. José depois de ter marcado na corda,
tinha que apresentar a estratégia que ele utilizou para o grupo. Explique
com suas palavras como José completou esse desafio da gincana.
__________________________________________________________
__________________________________________________________ __________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
6-A figura abaixo apresenta o
deslocamento de um rato que está indo em direção a um queijo. Escreva na
caixinha indicada qual a fração que representa o deslocamento do rato do
ponto inicial até onde está posicionado na figura.
7-A figura abaixo representa uma
régua de 20 cm. Observe que bem no meio da régua colocamos o número 10
(10 cm) e abaixo a fração unitária 1/2. Enumere o restante da régua e
coloque em suas posições as seguintes frações unitárias: 1/20, 1/10, 1/5
e 1/4, conforme o exemplo.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – NÚMEROS - Habilidade - EF06MA07
(EF06MA07)
Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de
inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.
As frações equivalentes são diferentes possibilidades
de frações que representam uma mesma quantidade. Por exemplo, se eu
comprar uma pizza, dividi-la em 4 partes iguais e pegar apenas um pedaço,
estarei com 1/4 da
Na
imagem a seguir, é possível perceber que em ambas as situações a quantidade de
pizza consumida é a mesma. Nesse caso, significa que
1/4.
Para encontrar uma fração
equivalente, basta multiplicar os numeradores e denominadores por algum número
natural que seja diferente de zero. Mas, lembre-se, tudo que for feito no
numerador deve ser igualmente feito no denominador. Veja alguns exemplos:
a) Frações equivalentes de 1:5
1 = 2 = 4 = 8 = 16 (todas as frações foram
multiplicadas por 2)
5 10 20
40 80
1 = 3 = 9 = 27 = 81 (todas as frações foram
multiplicadas por 3)
5 15 45
135 405
b) Frações equivalentes de 4:3
4 = 8 = 16 = 32 = 64 (todas as frações foram
multiplicadas por 2)
3 6
12 24 48
4 = 12 = 36 = 108 = 324 (todas as frações foram
multiplicadas por 3)
3
9 27
81 243
Afinal, o que é fração?
A
fração é a divisão de algo em partes iguais. De modo geral, ela é representada
como
Nesse tipo de representação numérica, a parte inteira chama-se denominador e a parte dividida é o numerador.
1-A
associação acolhedora Dona Izabel recebeu 15 garrafas de leite de dois
litros, e pretende distribuir ½ garrafa de leite para cada família.
Quantas famílias ela poderá atender com essa doação?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
2-Cinco
amigos foram pescar no Rio Arinos: Pedro, Junior, Caio, Leo e Carlos. Do
total de peixes, Pedro pegou 1/5, Junior pegou 2/15, Caio pegou 2/5, Leo pegou
2/10 e Carlos pegou 1/15.
a) Qual deles pegou mais peixes e
qual pegou menos?
________________________________________________________________
________________________________________________________________ b) Dois deles
pegaram a mesma quantidade. Quem são eles?
________________________________________________________________
________________________________________________________________ c) Ordene
essas frações em ordem crescente.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
3-A professora Claudia gastou 1/7 do
seu salário na farmácia e 2/7 no mercado.
a) Qual é a fração que representa o
gasto da professora Claudia?
__________________________________________________________
__________________________________________________________ b) Qual das compras
foi mais cara na farmácia ou no mercado?
__________________________________________________________
__________________________________________________________ c) Qual é a fração
que representa a parte do dinheiro que sobrou?
__________________________________________________________
__________________________________________________________
4-Hoje têm piquenique na escola.
Marina fez um bolo de chocolate e usou ¾ de uma dúzia de ovos e Ana fez
um bolo de cenoura e usou 3/6 de uma dúzia de ovos.
a) Qual delas gastou mais ovos para
fazer o bolo?
________________________________________________________________
________________________________________________________________ b) Quantos
ovos cada uma gastou?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
5-João
e Pedro pediram duas pizzas médias. Ao recebê-las, perceberam que a pizza
de João estava dividida em 8 partes e que a de Pedro estava dividida em 6
partes. João comeu 5 pedaços de sua pizza, enquanto Pedro comeu 4.
Sabendo que as pizzas são do mesmo tamanho, qual dos dois amigos comeu
mais?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
6-A
professora do 6º ano de matemática elaborou duas opções diferentes de
prova: uma com 20 questões e outra com 40 questões, as duas valendo 100
pontos e cada questão com o mesmo valor. O aluno poderia escolher uma das
opções para fazer. Felipe escolheu a prova com 20 questões e teve 15
acertos, e sua nota foi 75. Seu colega Leandro escolheu a prova com 40 questões
e sua nota também foi 75.
a) Quantas questões Leandro acertou
para sua nota ser equivalente a nota de Felipe?
________________________________________________________________
________________________________________________________________ b) Qual fração
representa as questões acertadas por Felipe? E por Leandro?
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________________________________________________________________ c) Encontre a
fração irredutível de cada fração do item anterior.
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7-Maria
comprou dois potes de sorvete, um de chocolate e outro de morango. Carlos
tomou 1/4 do sorvete de chocolate Paulo tomou 2/8 do sorvete de morango.
Podemos afirmar que:
a) ( ) Carlos tomou menos sorvete que
Paulo.
b) ( ) Os dois tomaram mais da metade
do pote.
c) ( ) Paulo tomou menos sorvete que
Carlos.
d) ( ) Os dois tomaram a mesma
quantidade de sorvete.
2.5
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – NÚMEROS - Habilidade - EF07MA05
(EF07MA05) Resolver um mesmo problema
utilizando diferentes algoritmos.
1-Qual das opções a seguir não
representa a quantidade de tomate procurada a ser comprada pela
Vitória?
a) ( ) 500g;
b) ( ) 2 x 250g;
c) ( ) 1/2 kg;
d) ( ) 1/4 kg.
2-Qual(ais) das opções a seguir não
representam o valor a ser pago pelo tomate?
a) ( ) R$ 2,50 por 500g;
b) ( ) R$ 1,25 por 1/4
kg;
c) ( ) R$ 5,00 por 10.000/2
g;
d) ( ) R$ 1,00 por 300g.
3-Caso
Vitória quisesse comprar 1kg de tomate e 1kg de laranja, sabendo que o
preço da laranja é 5/10 vezes o preço do tomate, quanto ela pagaria na
compra?
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4-Vinícius,
que não é bobo, pediu então para que Vitória também comprasse 3/10kg de
uvas, 1/4kg de banana e 1/5kg de maçãs. Já estava pensando no seu copo de
salada de frutas. Represente a quantidade dos produtos comprados a pedido
de Vinícius em outra maneira, pode ser em decimal ou fração mesmo.
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5-Sabendo
que na compra pedida por Vinícius, o preço da uva é de R$ 5/10 do valor
do quilo do tomate; a banana custa 4/16 do valor do quilo do tomate e a
maçã custa 1/2 do valor do quilo da laranja, (lembrando que a laranja
custa R$ 2,50 e o tomate R$ 5,00) por quanto saiu os ingredientes da
salada de frutas se ele comprou 1kg de cada uma?
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6-Vitória
realizou as seguintes compras: 500g de tomate, 1kg de laranja, 250g de
uva, 300g de banana e 700g de maçã. Aponte a seguir, qual das opções
representa estes valores na forma de fração:
a) ( ) 500g de tomate, 1kg de
laranja, 250g de uva, 300g de banana e 700g de maçã.
b) ( ) 1/5kg de tomate, 1/2kg de
laranja, 250g de uva, 1/3kg de banana e 1/7kg de maçã.
c) ( ) 1/2g de tomate, 1kg de
laranja, 1/4g de uva, 30/1000g de banana e 7/1000kg de maçã.
d) ( ) 1/2kg de tomate, 1kg de laranja,
1/4kg de uva, 3/10kg de banana e 7/10kg de maçã.
7-Sabendo que na compra pedida por
Vinícius, o preço da uva é de R$ 1/5 do valor do quilo do tomate; a
banana custa 2/8 do valor do quilo do tomate e a maçã custa 5/10 do valor
do quilo da laranja, (lembrando que a laranja custa R$ 2,50 e o tomate R$
5,00) por quanto saiu os ingredientes da salada de frutas se ele comprou
1kg de cada uma?
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA – NÚMEROS -
Habilidade - EF07MA06
(EF07MA06)
Reconhecer que as resoluções de um grupo de problemas que têm a mesma
estrutura, podem ser obtidas utilizando os mesmos procedimentos.
1-Levando
em conta que Vitória comprou 3 vestidos e uma camisa, nos mesmos preços
apontados na imagem do Quadro anterior, e sabendo que ela pagou com
cheque, responda:
Qual o valor pago a mais (em relação
ao preço avista) em cada um dos produtos?
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2-Qual
fração representa o valor pago a mais, em relação ao preço à vista, na
compra dos 3 vestidos e de 1 camisa, separadamente, se comprados no cheque?
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3-Supondo
que Vitória pagou no cheque somente dois vestidos 44 reais, e no cartão
um vestido e uma camisa 35 reais, quais das opções a seguir representam
na forma de fração cada um destes valores totais pagos a (2 vestidos no
cheque) e (1 vestido e 1 camisa no cartão) o valor de prateleira dos produtos?
4-Sabendo
que 15% de 50 reais é 7,50 de reais e 20% de 100 reais é 20 reais,
coloque na forma de fração quanto 7,50 de reais vale do total de 100 reais e
quanto 20 reais vale do total de 200 reais?
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5-Quais das opções a seguir nos
permite chegar ao resultado esperado na atividade 4?
a) ( ) R$ 7,50 = 1/2 x 15% de R$
100,00 e R$ 20,00 = 1/2 x 20% de R$ 200,00;
b) ( ) R$ 7,50 = 1/4 x 15% de R$
100,00 e R$ 20,00 = 1/4 x 20% de R$ 200,00;
c) ( ) R$ 7,50 = 2/2 x 15% de R$ 100,00 e R$
20,00 = 1/2 x 10% de R$ 200,00;
d) ( ) R$ 7,50 = 2 x 30% de R$ 100,00 e R$
20,00 = 1/2 x 30% de R$ 200,00.
6-Se Vitória resolve-se comprar 5
vestidos e 3 camisas, sabendo que na loja só sobraram no estoque mais 3
vestidos e 3 camisas, responda em forma de fração, 5 vestidos representam
quantas partes do todo (total de roupas) que havia na loja? E as 3
camisas representam qual parte do todo que havia na loja?
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7-Assim
como na situação problema 5, apresente uma resolução que nos permita
alcançar o resultado das atividades 4 e 6. Você consegue? Vamos lá!
Depois compare com as formas apresentadas pelos colegas de sala para
visualizar diferentes formas de resolver o mesmo problema.
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Avaliação
1. Um grupo possui 12
pessoas, das quais 8 são mulheres e 4 são homens. Indique que fração do total
de pessoas o número de homens representa. Faça o mesmo com o grupo de mulheres.
2. Escreva as frações
abaixo por extenso.
a) 1/5.
b) 3/8.
c) 7/20.
d) 5/100.
e) 125/1000.
3. Calcule
a) 1/3 de 42.
b) 1/8 de 92.
c) 4/5 de 65.
d) 9/7 de 63.
4. 104 alunos de um curso são destros. Se o
1/9 dos alunos são canhotos, quantos estudantes tem o curso?
5. Escreva duas
frações equivalentes a cada fração abaixo.
a) 1/3.
b) 2/5
c) 5/4.
6-. Calcule o valor
das porcentagens abaixo:
a) 25% de 200= 25:100 x 200 = 0,25 x 200 = 50
b) 15% de 150
c) 50% de 1200
d) 38% de 389
e) 12% de 275
f)
11,5% de 250
g)
75% de 345
h)
124% de 450
7. Se 35% dos 40 alunos da 5ª série
de um colégio são homens, quantas mulheres existem na 5ª série?
8. Aline foi comprar uma blusa que
custava R$ 32,90, e conseguiu um desconto de 12%. Quanto Aline pagou pela
blusa?
9. Nilson decidiu compra um sítio e
vai dar como entrada 25% do preço total, que corresponde a R$ 28.000,00. Qual é
o preço do sítio?
10. Ricardo comprou um terreno e, por
ter pagado à vista, ganhou 15% de desconto, fazendo uma economia de R$
2.250,00. Determine o preço do terreno.
Cd as resposta
ResponderExcluirQual é a resposta mesmo dessa tarefa ai msm explica eu estou precisando dessa resposta pq ru nao sei nao😟😟😟😔😔😔😔😔😔😔😔😔😔
ResponderExcluirResposta 😎
ResponderExcluirAlguém pode me ajudar com essa pergunta a professora Cláudia gastou 1/7 do seu salário mercado 2/7 na farmácia .qual e a fração que representa o gasto da professora Cláudia
ResponderExcluirKD o gabarito?
ResponderExcluirPoderia colocar o gabarito,estou precisando mtooo
ResponderExcluirNão tem as respostas para poder corrigir
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