7Ano 4Bimestre

 

Atividade 1 -  4º Bimestre 

 

 Professor Carlos Ribeiro Cardoso - 7ºC

 

 SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ÁLGEBRA –

Habilidade -  EF07MA18

(EF07MA18) Resolver e elaborar problemas que possam ser  representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma  ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

 


 












Quadro 1 – seria 3x+5=20

Quadro 2 – Se compro 3 laranjas + 5 reais em uvas e tudo custa 20 reais por quanto saiu cada laranja

Quadro 3 – Se chamo cada laranja de X e assumo o valor das uvas que é R$5,00 totalizando uma compra de 20 reais como representar essa igualdade?

 

Com base no Quadro acima, responda as questões a seguir: 

1-Pai Gonçalo inicia o desafio aos irmãos perguntando a Vitória a seguinte  questão: se fui ao mercado comprar 5 pacotes de bolachas do tipo doce e 7 reais  em refrigerantes, mas a compra deu um valor total de 15 reais, por quanto saiu cada  pacote de bolacha doce? Escreva a expressão na forma de uma equação de grau 1 e  identifique o valor procurado. 

__________________________________________________________ __________________________________________________________ 

2-Em seguida, pai Gonçalo informou ao Vinicius de que um grupo de amigos  realizaram a compra de 25 reais em doces e dividiram a conta entre eles, sabe se que cada um paga 4 reais e ainda faltava 5 reais para pagar a conta. Qual a  equação que representa esta situação? E qual a quantidade de crianças que  realizaram a compra? 

__________________________________________________________ __________________________________________________________ 

3-Pai Gonçalo ainda questionou aos irmãos se ao comprarem 8 pastéis  de queijo para o lanche de hoje, e ainda pagar outros 8 reais e refrigerantes para  

 

acompanhar, por quanto deve ser o preço máximo de cada pastel para que 50 reais  seja necessário para pagar a conta?  

________________________________________________________________ ________________________________________________________________ 

4-Satisfeito com as respostas dos irmãos, pai Gonçalo resolveu apresentar uma  lista de expressões e pediu para que Vinícius identificasse qual delas representa a  expressão da seguinte situação: O caminhão de entrega de tomates para o mercado  de cobra 500 reais de frete para percorrer 150 km de distância, e ainda cobram 100  reais para o pagamento de pedágio. Qual expressão utilizar para identificar por quanto  sairá cada km rodado pelo entregador se somado todos os custos? 

A) ( ) 150x = 600;  

B) ( ) 500x – 100 = 150;  

C) ( ) 100 + 150x = 500;  

D) ( ) 500 – 150x = 100 

5-Sabendo que Vitória gosta muito de andar de cavalinho no circo, e que ao guardar  o dinheiro de sua mesada, ela só conseguiu o montante de 34 reais, e que o valor do  ingresso para brincar no cavalinho é 3 reais, e ainda, que ela precisa guardar 7 reais  para um lanche após a brincadeira, perguntou a menina, quantas vezes ela poderia  brincar no cavalinho e ainda guardar 7 reais para o lanchinho? 

A) ( ) 10;  

B) ( ) 7;  

C) ( ) 8; 

D) ( ) 9. 

6-Pai Gonçalo gostou tanto dos desafios que resolveu comprar 3 pastéis e pagou  8 reais em refrigerantes. Sabendo que o total pago foi de R$ 23,00, qual o valor pago  por cada pastel? 

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7-Por fim, já satisfeito com os desafios enfrentado e vencidos pelos irmãos  Vitória e Vinícius, pai Gonçalo resolveu pedir para que os irmãos elaborassem  um probleminha que pudesse depois ser representado na forma de uma  expressão como a equação de grau 1º, como as que já estavam estudando. Se  fosse você, como responderia à questão? 

__________________________________________________________ __________________________________________________________

 

 

 

 

 

 

8- Uma pesquisa de preços dos produtos foi realizada em supermercados  durante uma semana do mês de novembro.

 

Batata – R$2,50 o kilo

Feijão – R$3,20 o kilo

Arroz – R$8,50 o Kilo

A)     Escreva uma expressão algébrica para representar o gasto para a quantidade de qualquer produto.

 

Resolução:

Chamando de X a quantidade de produtos

 

Batata –    Preço = 2,50 . X

      Feijão -      Preço = 3,20 . X

      Arroz -       Preço = 8,50 . X

 

B)     Utilizando as expressões algébricas quanto você pagaria em 5 kilos de cada produto.

 

Resolução:

Basta trocar o X por 5

 

Batata – Preço =2,50 . X

                Preço = 2,50 . 5

                Preço = R$12,50

 

      Feijão – Preço = 3,20 . X

                     Preço = 3,20 . 5

                     Preço = 16,00

 

      Arroz – Preço = 8,50 . X

                    Preço = 8,50 . 5

                    Preço = 42,50

 

 

C)     Comprando 3 kilos de arroz e pagando com uma nota de R$50,00 . Escreva uma expressão algébrica para representar essa situação e depois descubra o valor do troco recebido.

 

Resolução:

 

Preço do arroz =( 8,50.X)

Expressão:

Troco = 50 – (8,50.X)

Troco = 50 -  (8,50 . 3)

Troco = 50 –  25,50

Troco = 24,50

 

D)     Formando equações algébricas:

Pense em um número, some cinco ao número, dobre o resultado, subtrai 4, qual o reultado final?

 

Número = X

Soma 5 = x+5

Dobre o resultado = 2.(x+5)

Subtrai 4 = 2.(x+5) – 4

 

Resultado final =

2.(X+5)-4=

(2.X) + ( 2.5) – 4 = multiplica por 2 para eliminar o parêntese

2.X + 10 – 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para finalizar

Resolva agora os exercícios da apostila volume 4

7º ano

Pg 109 e Atividade 1.1; 1.2 e 1.3

Pg 110 Atividade 2.1; 2.2 e 2.3

Pg 111 Atividade 3.1 ; 3.2 ; 3.3

Pg 112 Atividade  4.1; 4.2; 4.3

Pg113 Atividade  5.1 ; 5.2; 5.3

Pg 114 Atividades 6.1; 6.2; 6.3; 6.4;

 







Atividade 2  - 4º Bimestre-





Geometria ----- Habilidade - (EF07MA27) Calcular medidas de ângulos internos de polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, e estabelecer relações entre ângulos internos e externos de polígonos, preferencialmente vinculadas à construção de mosaicos e de ladrilhamentos. 

Polígonos regulares: quadrado e triângulo equilátero.

Soma dos ângulos internos e externos de um polígono convexo

 Em um políogono , quanto maior é o número de lados, maior é a medida dos ãngulos internos.

Considerando as diagonais traçadas por apenas um dos vértices de um polígono, é possível perceber que elas formam triângulos. Conforme aumentamos os lados de um polígono, a quantidade de triângulos também aumenta. Veja:

Em um quadrilatero , conseguimos formar dois triângulos.

Quadrilátero

Considerando que, em cada triângulo, a soma dos ângulos internos iguais é 180°, a soma dos ângulos internos de qualquer quadrilátero é 2·180º = 360º.

Em um polígono de cinco lados (pentágono), formamos três triângulos.

Pentágono

Dessa forma, temos que a soma dos ângulos internos de um pentágono é 180º·3 = 540º

Em um polígono de seis lados (hexágono), formamos quatro triângulos.

Hexágono

Portanto, a soma dos ângulos internos é 4·180º = 720º.

Soma dos ângulos internos de um polígono convexo

Percebemos que a diferença do número de triângulos formados e o número de lados dos polígonos é sempre 2, então, concluímos que:


  • n = 3

Si = (3 – 2)·180º = 1·180° = 180°

  • n = 4

Si = (4 – 2)·180° = 2·180° = 360°

  • n = 5

Si = (5 – 2)·180° = 3·180° = 540°

  • n = 6

Si = (6 – 2)·180° = 4·180° = 720°

  • n = n

Si = (n – 2)·180°

Portanto, a soma dos ângulos internos de qualquer polígono é calculada pela expressão:

Si = (n – 2)·180°





A soma dos ângulos externos de qualquer polígono convexo é igual a 360°.

Obs.: A soma de um ângulo interno com o seu respectivo externo é igual a 180º, isto é, eles são suplementares.



Ângulos internos e externos de um polígono convexo e regular


Fonte:

https://brasilescola.uol.com.br/matematica/soma-dos-angulos-internos-externos-um-poligono-convexo.htm



Vídeo soma dos ângulos externos




Exercícios Resolvidos




























Resolver os exercícios Apostila

Apostila Matemática volume 4   -    7 ano    --

 


Página 115 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

ATIVIDADE 1 – TRIÂNGULOS: MEDIDAS DE ÂNGULOS


ATIVIDADE 2: DECOMPOSIÇÃO DE POLÍGONOS EM TRIÂNGULOS  pg116


ATIVIDADE 3 – POLÍGONOS REGULARES E ÂNGULOS INTERNOS pg117 e 118


ATIVIDADE 4 – POLÍGONOS REGULARES: ÂNGULOS INTERNOS E EXTERNOS pg 119


ATIVIDADE 5 – CONSTRUÇÃO DE LADRILHOS pg 121


ATIVIDADE 6 – LADRILHAMENTO pg 122







Atividade 3 - 4º Bimestre-




SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GRANDEZAS E

MEDIDAS  Habilidade - EF07MA31 

(EF07MA31) Estabelecer expressões de cálculo de área

de triângulos e  de quadriláteros.

Com base nas informações apresentadas no Quadro acima, responda as

questões  a seguir. 

1-Após apresentar o Quadro acima aos irmãos, pai Gonçalo perguntou, de que  maneira eles poderiam organizar as informações, de modo que conseguissem calcular  a área do quadrilátero. Notando que os irmãos estavam com dificuldade em responder,  apresentou uma lista de opções e perguntou, qual delas não condiz com a verdade?  Responda você também. 

A) ( ) Sabendo que os triângulos têm a mesmas medidas e que juntas 

apresentam um quadrilátero de medida igual ao azul da imagem,

basta  calcular a área de um destes triângulos e multiplicar por 2

para saber a  área do quadrilátero; 

B) ( ) Sabendo que os triângulos são projeções transladadas dos 

polígonos formados ao considerarmos a região delimitada pela

diagonal  do quadrilátero e dois de seus lados, ao multiplicar a

medida da base deste  triângulo que é reto pela medida do seu

lado (o que forma 90º com a base)  e dividir o resultado por 2,

teremos sua área, então, basta multiplicar por  dois que teremos

a área do quadrilátero; 

C) ( ) Sabendo que os triângulos tem lados iguais a

do quadrilátero e  que se ao juntarmos teremos um quadrilátero

igual ao que procuramos a  medida, basta então juntar as figuras e

calcular a o produto da medida da  base pela altura do novo quadrilátero;  

D) ( ) Nenhuma das opções. 


 2-Com base nas afirmações anteriores (ou outras que você conseguir elaborar),  queremos que você escreva uma expressão que atenda as afirmativas que nos permita  calcular a área do quadrilátero utilizando apenas do triângulo em questão. 


3-Olhando para os quadrados formado pela malha no fundo das

figuras geométricas,  Vinícius percebeu que cada um dos quadrados

tinha área de 2 unidades de medida,  por exemplo, se falamos de cm,

então cada quadradinho tem 2cm². Com base nesta  constatação,

Vitória apresentou algumas afirmações e te perguntamos,

em qual delas  Vitória se equivocou? 

A) ( ) Se cada um dos quadradinhos tem área de 2cm²,

então se temos 3 de base  e 3 de altura, basta multiplicar 3 x 3

que teremos a medida de área procurada; 

B) ( ) Somando 3 quadradinhos inteiros e 3 pela metade em cada

triângulo,  podemos encontrar o valor da área do quadrilátero; 

C) ( ) Podemos dividir cada um desses quadradinhos em triângulos

de área  1cm², ai somamos todos os triângulos menores presente

nos dois triângulos maiores  e identificamos a área total do quadrilátero; 

D) ( ) Se multiplicarmos por 2 a medida identificada pelo produto

de quantidades  dos quadradinho no quadrilátero, teremos a medida

de área procurada. 

4-Vinícius percebeu que se dividirmos cada quadradinho desse

mencionado no  exercício anterior, em quatro quadradinhos medindo

0,5cm², e perguntou a Vitória,  quantos deles estarão presentes no

quadrilátero para cobrir toda a sua área? 

5-Vitória que não é boba, lançou também um desafio a Vinícius,

ela notou que  se cortarmos o quadrilátero azul pelas duas diagonais

, teremos nele representado  quadro triângulos menores dos que

estes presentes na imagem do Quadro  anterior, e perguntou a

Vinícius, qual seria a área em cm² de um destes  novos triângulos? 

6-Uma horta quadrada que Mãe Ana construiu, foi formada em um

terreno  retangular, de 8 m por 12 m, conforme mostra a figura.

Mãe Ana agora deseja ladrilhar  todo o terreno restante em volta

da horta.  

A) Calcule a área da horta; 

B) Calcule a área do terreno; 

C) Calcule a área que será ladrilhada; 

D) Os ladrilhos terão forma retangular, de 0,25 m por 0,5 m,

quantos ladrilho  será necessários para ladrilhar essa área?  

7-A calçada de entrada do mercadinho de mãe Ana está sendo

reformada. Serão  feitas duas jardineiras triangulares e iguais

nas laterais, conforme indicado na figura, e  o calçada restante

será revestido em cerâmica. 



Qual a área do piso que será revestida com cerâmica? 





 SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GRANDEZAS E

MEDIDAS  Habilidade - EF07MA32 

(EF07MA32) Resolver e elaborar problemas de

cálculo de medida de  área de figuras planas que podem ser

decompostas por quadrados,  retângulos e/ou triângulos,

utilizando a equivalência entre áreas.

Com base nas informações apresentadas no Quadro acima, responda

às seguintes  questões. 

1-As figuras do Quadro anterior apontam para o modelo de cerâmica

que pai  Gonçalo estuda utilizar para cobrir uma área do novo

mercadinho (representada  pelo quadrilátero azul). Ele sabe que o

palete de cerâmica de cor verde  apresenta uma certa quantidade de

cerâmicas verdes e quadradas, tal que  seria necessário 12 paletes

destes para cobrir toda a área desejada. Sabendo  que cada cerâmica

do palete tem medida de 1m² e que o total de m² de cada  palete é 25,

quantos metros quadrados tem a área a ser coberta? 


2-Mãe Ana, prefere que a cerâmica a ser utilizada deva ser de cor

amarela.  No entanto, sabendo que o palete tem 25 cerâmicas de

modelo inteiriço no  formato retangular de 1m x 2m medindo 2m²,

quantos paletes de cor amarela  Ana precisa ter para cobrir a área desejada?

 


3-Vinícius queria que metade da área fosse laranja e a outra metade fosse

roxa.  Mantendo as proporções já levantadas nas atividades anteriores

(um palete laranja  com peças neste formato com medidas de 3m² e

contendo 25 unidades, e um palete  roxo com 25 unidades de cerâmica

no formato de triângulo reto de 0,5m²), ele quer  saber, quantos paletes

serão necessários de cada cor? 


4-Olhando para a figura onde todas as cerâmicas foram dispostas sobre

a área,  Vitória percebeu que algumas áreas ainda ficaram sem cerâmica

(áreas em azul).  Com base nesta constatação, responda, quais das

afirmações a seguir não indicam a  quantidade correta de paletes

para cobrir estas áreas? 

A) ( ) Dois paletes verdes são suficientes; 

B) ( ) Um palete laranja (recortando algumas unidades) e

um roxo são suficientes; C) ( ) Dois paletes amarelo dão e sobram; 

D) ( ) Um palete marrom dá conta. 

5-Observando a área coberta pelo palete marrom, responda, quantos

serão  necessários para cobrir a área azul? 


6-No quarto de Vitória há uma parede em que cabem 26 cerâmicas

azuis no  comprimento e 24 na altura. Para reformar essa parede,

qual a quantidade de cerâmica  que Vitória vai precisar comprar?  

7-A figura abaixo representa um terreno retangular que Vinícius quer

comprar, e  uma casa quadrada que pretende construir dentro do terreno. 

A). Qual a área do terreno? 

B). Qual a área ocupada pela casa? 

C). Qual a área do quintal? 





SEQUÊNCIA DIDÁTICA – GRANDEZAS E MEDIDAS  Habilidade - EF07MA33 

(EF07MA33) Estabelecer o número π como a razão entre a medida  de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver  problemas, inclusive os de natureza histórica.

Com base nas informações apresentadas no Quadro acima, responda as questões  a seguir. 

1-Após desenhar o perímetro do quiosque e a partir do centro dele riscar em linha  reta até a circunferência para depois medir e descobrir o raio do círculo formado,  mãe Ana decidiu que para ser um espaço bom, este raio deveria ter  medida igual a 5 metros. Diante desta informação, e sabendo que a razão  ideal entre a medida da circunferência deste círculo pela medida de seu  diâmetro deve ser 31,4, qual a medida que a circunferência precisa ter?  

2-Pai Gonçalo acha que uma circunferência com medida de 35m daria  um raio interessantes para a construção do quiosque, no entanto, a razão  dada pela divisão da circunferência pelo diâmetro deu um valor de 3,125  metros. Com estes dados em mãos, responda, qual a medida deste raio? 

3-Assumindo as medidas apresentadas por pai Gonçalo, onde a medida da  circunferência é 35m e o diâmetro igual a 11,2m, mãe Ana dividiu o círculo em 4  setores de mesma área, uma para cada banca de vendas. Agora, quer mandar fazer  móveis planejados para a área, e precisa saber a medida do perímetro formado em  cada setor. Com estas informações, responda, qual a medida do perímetro de cada um  dos setores? 

A) ( ) 19,95m; 

B) ( ) 35m; 

C) ( ) 22,8m; 

D) ( ) 40,6m. 

4-Sabendo que uma praça ali perto do mercadinho tem um canteiro com forma de  uma circunferência de medida 60m e o raio desta circunferência medindo 5m, quanto  será a medida de seu diâmetro e a razão da circunferência pelo diâmetro? 

5-Mãe Ana, após desenhar todo o percurso da circunferência onde será construído  as muretas que os cerca, resolveu medir a distância de um certo percurso, a iniciar  sua saída do centro do círculo, caminhar em linha reta pelo raio até a circunferência,  seguir em sentido anti-horário até dar uma volta completa na circunferência. Ao fazer  isso, Ana percorreu uma distância equivalente à do raio mais a da circunferência.  Sabendo desta informação e que a circunferência mede 35m e o diâmetro mede  11,2m, responda, qual a distância que mãe Ana percorreu? Esta distância é duas vezes  maior que a distância da razão entre circunferência e o raio deste círculo? 

6-Pai Gonçalo resolveu investir um bom dinheiro ganhou num sorteio da lotofácil  realizado na loteria da Avenida Mato – Grosso no bairro Cidade Nova, juntamente  com suas outras economias. Comprou um terreno ao lado do mercadinho de mãe Ana  e nele resolveu construir em uma determinada área uma lanchonete, além de uma  piscina adulta e outra infantil, ambas cobertas. Como o seu terreno é bem  

amplo, mãe Ana deu a ideia para ele de construir também 5 quiosques  com churrasqueiras, pias e mesas de mármore para atender melhor seus  clientes. Sendo Gonçalo uma pessoa muito simples perguntou a sua esposa  como ela gostaria que o formato dos quiosques? Qual o tamanho ideal  para comportar os 5 quiosques no espaço mantendo uma boa distância  um do outro? Seria no formato quadrangular, ou circular? Será que o  espaço será suficiente? 

Mae Ana, que entende bem de matemática, disse que já estava com  tudo em mente, afirmando a Gonçalo que o formato deveria ser circular  e que as circunferências deveriam ter exatamente 10 metros de diâmetro  cada e 31,4 metros de comprimento conforme algumas medições que a  mesma já havia realizado da área a ser construída. Em seguida Ela mostrou  a ele o desenho inicial feito em seu computador. 

 

Vamos ter que usar aquela fórmula que fala do tal do π (pi) Ana (perguntou  Gonçalo)? Depois você me explica o que exatamente significa esse tal do π? Com base nas informações contidas no desenho feito por Ana, como ela já  havia calculado a medida do comprimento de cada circunferência, ao dividirmos o  comprimento da circunferência de um dos quiosques pelo seu diâmetro encontramos  aproximadamente qual valor? Ajude a responder. 

7-Muito curioso, pai Gonçalo questionou mãe Ana se ela saberia dizer que se  sabendo a medida do diâmetro, qual seria o tamanho da área de cada circunferência  e a área total de todas essas circunferências para poder comprar os azulejos para  todos os quiosques. Mãe Ana está em dificuldades, você poderá a ajudar? Responda  à pergunta de pai Gonçalo.  


Resolver os exercícios da apostila volume 4 -- 7º Ano

Página 124 ----    SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 ATIVIDADE 1 – MEDIDAS DAS ÁREAS DO RETÂNGULO E DO QUADRADO

1.1 até 1.5 


Página126
ATIVIDADE 2 – CÁLCULO DE ÁREAS EM DIFERENTES SITUAÇÕES
2.1 até 2.9

Página 130
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5
ATIVIDADE 1 – CIRCUNFERÊNCIA 

1.1 até 1.6



Atividade 4 - 4º Bimestre


(EF07MA37) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em gráfico de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização. 


Gráficos de Setores

No gráfico de setores, os dados percentuais são distribuídos conforme a proporção da área a ser representada.



Atualmente a Matemática dispõe de ferramentas tecnológicas no intuito de dinamizar os cálculos e as representações gráficas. Quanto aos gráficos podemos utilizar programas específicos na sua elaboração, o Excel e o Calc são ferramentas muito utilizadas nesse sentido, mas as representações gráficas também podem ser produzidas de forma artesanal. A seguir demonstraremos como construir um gráfico de setores ou de pizza, como muitos o denominam.

Para representar os dados em um gráfico de setores é preciso que os valores estejam em porcentagem, para isso devemos definir a frequência relativa dos dados observados. Vamos trabalhar com o seguinte modelo de exemplo:
Uma escola realizou uma pesquisa com seus 400 alunos do Ensino Médio sobre a preferência por modalidades esportivas. Os dados foram distribuídos em uma tabela, veja:


FA: frequência absoluta
FR: frequência relativa



Como o gráfico é de setores, os dados percentuais serão distribuídos levando-se em conta a proporção da área a ser representada relacionada aos valores das porcentagens. A área representativa no gráfico será demarcada da seguinte maneira:

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Concluímos que 1% corresponde a 3,6º, dessa forma podemos calcular os ângulos dos dados percentuais da seguinte maneira:

Para construir o gráfico esboçamos uma circunferência marcando o seu raio, e, com o auxílio do transferidor, traçamos um ângulo com vértice no centro da circunferência, relativo à primeira porcentagem.

Em seguida, ao marcar o próximo ângulo, devemos considerar o raio traçado, referente à porcentagem anterior, como um dos seus lados e o centro da circunferência como seu vértice. Repita o procedimento até que todos os ângulos sejam marcados. Vale lembrar que o centro da circunferência será o vértice de todos os ângulos. Feita a marcação dos ângulos, basta pintar os setores, fazer a anotação das porcentagens e construir uma legenda. Observe o gráfico pronto:

 

Fonte:
https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/graficos-setores.htm


EF07MA35 - Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

Ler, interpretar e analisar informações transmitidas por meio de um gráfico de linhas.    

 

Média

Média (M), mais precisamente chamada de média aritmética simples, é o resultado da soma de todas as informações de um conjunto de dados dividida pelo número de informações que foram somadas. A média aritmética simples entre 14, 15 e 25, por exemplo, é a seguinte:

M = 14 + 15 + 25
3

Como há três dados na lista, dividimos a soma desses dados pelo número 3. O resultado é:

M = 54
       3

M = 18

média é a medida de centralidade mais usada por ser a que mescla de maneira mais uniforme os valores mais baixos e os mais altos de uma lista. No conjunto anterior, por exemplo, a mediana é igual a 44,5, mesmo com tantas idades próximas de 20 anos. Observe a média aritmética simples desse mesmo conjunto:

M = 18 + 19 + 19 + 22 + 44 + 45 + 46 + 46 + 47 + 48
10

M = 35,4 anos



Resolver Exercícios Apostila Volume 4 ---   7º ano
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6 - Página 132 e 133
ATIVIDADE 1 – CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS DE SETORES
Página133 e 134 -  ATIVIDADE 2 – SITUAÇÕES-PROBLEMA: GRÁFICOS DE SETORES
Página 135  -   ATIVIDADE 3 – LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS







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