8º Ano 3º BIMESTRE

8º ANO 3º BIMESTRE 




OBJETOS DE CONHECIMENTO

 

Valor numérico de expressões algébricas.  

Álgebra.



HABILIDADES

 

(EF08MA06) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.  



03/08 - 8º ano EF - Matemática - Monômios e suas operações: Parte I


04/08 - 8º ano EF - Matemática - Monômios e suas operações: Parte II







05/08 - 8º ano EF - Matemática - Expressões algébricas: Parte III




10/08 - 8º ano EF - Matemática - Contexto algébrico e geométrico: Parte IV




O que é monômio?É uma expressão algébrica racionalinteira que representa um produto denúmeros reais.  E o que é uma expres...


Exemplos de Monômios                                             5 2 3y       -8x        a3bc          3a                 ...
Como sabemos grau de um monômio?Basta somar os expoentes da parte literal.Exemplos: -15x2y               2+1           ...

Qual é a regra para somar         monômios?Basta somar algebricamente os coeficientes emanter a parte literal.            ...

Como multiplicamos monômios?Multiplicando os coeficientes e depois as partesliterais.Atenção!   Lembre da regra de potenci...

Como dividimos monômios?  Dividindo os coeficientes e depois as partes  literais.Atenção!  Lembre da regra de potenciação:...





FONTE PESQUISA:

 De uma olhada nos exemplos e depois resolva o exercício 1

MONÔMIOS E SUAS OPERAÇÕES

1- Pense em um número natural diferente de zero e registre:
a) O triplo desse número. 3.x
b) A metade desse número. 1/2 y 
c) O sucessor desse número. a+3
d) A raiz quadrada desse número. √y


2-converta as adições abaixo em multiplicações:

a) 5 + 5 + 5 + 5 = 4.5
 b) b + b + b + b + b +b + b = 7.b
c) y² + y² + y² + y² = 4 y²
 d) f + f + f =3.f

3- Sempre que os monômios possuem a mesma parte literal, podemos realizar adições e sub- trações com eles. Calcule as adições e subtrações abaixo
a) 6x² + 7x² + 3x² =(6+7+3) x²= 16x²
 c) 28a – 10a = (28-10) a = 18a
b) 8b + 10b + 9b= (8+10+9)b =  27b
d) 60t + 13t – 10t =(60+13-10)t=  63t

4- Resolver as expressões a seguir,
a) (3y³) . (5y) =( 3.5)y³.y= 15 y²+¹ = 15y³
c) (12a) : (3a) = (12:3)= 4a
 b) (20a²) . (5a) = (20:5)a²+¹= 4 a³
d) (21f³) : (3f²) = ( 21:3) f³-²= f¹ ou só f

5 -Se A= r + 3s;  B= 2r – 3  e  C= 9 – 3r, resolva as expressões indicadas por:

a) A + B = ( r+3s) + (2.r-3) = r+2r+3s-3= 3r+3s-3
c) B – C =  (2r-3) - (9-3r) = (2r-3) -9 +3r = 2r-3 -9+3r = 2r+3r -3-9 = 5r -12
b) C – A =  (9-3r) - (r+3s) = 9-3r-r -3s = -3r-r-3s+9 = -4r-3s +9
d) A + B + C = (r+3s) + (2r-3) + (9-3r)= r+2r-3r+3s-3+9= 0r +3s +6 ou 3s+6


Exercício  1

Resolver  Apostila volume 3 -  8º Ano página 63 
ATIVIDADE 1 –  MONÔMIOS E SUAS OPERAÇÕES
Exercício 1.1; 1.2 ; 1.3; 1.4 e 1.5 




Exemplo 2  

ÁLGEBRA E CONTEXTOS

2.1 Marlene costura calças para uma confecção. Seu salário é composto de duas partes: uma fixa, no valor de R$ 1500,00, e uma variável, que depende do número de calças costuradas. 
Sabendo que ela recebe R$ 5,50 por calça costurada,  cálcule o salário de Marlene  a cada mês. 
 1º Mês - costurou 10 calças
Quantidade (n) de calças - 10 calças
Parte variável - 10 . 5,50 = 55,00 reais
Salário mensal = 1500(fixo)+ 55,00(variável)
1500,00+55,00= 1.555,00

2º mês - costurou 53 calças
Quantidade (n) de calças - 53
Parte vsriavel - 53 . 5,50 = 291,50 reais
Salário mensal = 1500(fixo) + 291,50 (variável)
1500+291,50 = 1.791,50 

2.2 Existe uma forma para calcular o salário para qualquer costureira dessa confecção, uma vez que o cálculo segue o mesmo procedimento feito para  Marlene. Escreva a expressão algébrica que permita calcular o salário de cada costureira.

Sendo (N) -  Quantidade de calças produzidas

Salário total= Salário fixo + 5,50 x quantidade de calças produzidas

S (T) =  S (F) + 5,50 . N

 2.3 Em um determinado mês, foram costuradas um total de 320 calças. Sabendo que na confecção trabalham 3 costureiras, calcule o valor que o dono da confecção gastou para o pagamento do salário das costureiras nesse mês.

S (T) =    S(F)      +     5,50. N 

S(T) = 1.500,00   +    5,50.320
S(T) = 1.500,00   +    1.760,00
S(T) = 3.260,00

Exercício  2

Resolver  Apostila volume 3 -  8º Ano página 64 

ATIVIDADE 2 – ÁLGEBRA E CONTEXTOS
Exercício 2.1 ; 2.2 ; 2.3 ; e 2.4

ATIVIDADE 3 – ÁLGEBRA E CONTEXTOS II
Exercício 3.1 ; 3.2 e 3.3 



Exemplo 3

 ÁLGEBRA E O CONTEXTO GEOMÉTRICO

3.1 Fabio está fazendo uma reforma e comprou duas placas retangulares para colocar na parede e fazer uma decoração. Ele vai precisar juntar as duas placas para que seu projeto dê certo. Ao juntar as duas placas, sem sobrepô-las e sem deixar espaços entre elas, quais serão as novas medidas de comprimento e largura, de acordo com as indicações da figura abaixo?

Juntando as 2 figuras


Nova figura 



3.2 Um fazendeiro, preocupado em não danificar o solo e fazer o plantio de café de forma correta, contratou um engenheiro agrônomo para avaliar a área que tinha disponível para a plantação, em formato de um retângulo. O engenheiro percebeu que, para aquele terreno, as medidas dos lados podiam ser representadas por x² + 10 e x² . Sabendo que x = 2 metros, determine a área da plantação.

Representação geométrica da área do terreno









Calculando a área da figura (no caso um retângulo)














Usando a expressão algébrica para x = 2 metros






























Portanto área total = 56 metros quadrados


Exercício 3

Resolver  Apostila volume 3 -  8º Ano página 65

ATIVIDADE 4 – ÁLGEBRA E O CONTEXTO GEOMÉTRICO
Exercício 4.1 ; 4.2 ; 4.3 ; e 4.4


Exercício 4 –

4.1 escreva as possíveis maneiras de escrever os resultados para:
 
a) O triplo de um número adicionado a sua terça parte. 3.x + 1/3.x 
b) O cubo de um número adicionado a 5. 
c) A diferença entre um número elevado a quarta potência e seu dobro. 
d) O quadrado da diferença de dois números. 
e) O produto da quinta parte de um número pelo seu antecessor




4.2 Em uma gincana de matemática, cada candidato sorteou uma expressão algébrica.  Em seguida, foram sorteados os valores de x e de y para que resolvessem suas expressões e, ganharia a gincana quem obtivesse o maior número de rodadas vencidas, sendo que a cada rodada, vence o jogador que obtiver o maior resultado. Descubra quem foi o vencedor da gincana de matemática resolvendo as expressões algébricas abaixo: 



RODADA           X           Y

         1ª                4           10 
         2ª               - 2          - 5 
         3ª                 6          - 2 
         4ª                11           3
         5ª               - 7           8


Rodada 1 (trocar o valor de x por 4 e de y por 10)

CANDIDATO 1 2xy²  = 2.4.10² = 2.4.100 = 800

CANDIDATO 2 x² + 3xy - y = 2.4² + 3.4.10 - 10 = 2.16 +120 -10 = 32+120-10 = 142

Agora resolva as rodadas,2,3,4 e 5 e descubra o vencedor




(EF08MA07) Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano. 


11/08 - 8º ano EF - Matemática - Equações com duas incógnitas: PARTE I




12/08 - 8º ano EF - Matemática - Equação linear no plano cartesiano: Parte II




17/08 - 8º ano EF - Matemática - Resultados de uma equação de 1º grau com duas incógnitas: Parte III




18/08 - 8º ano EF - Matemática - Soluções de uma equação de 1º grau com duas incógnitas: Parte IV






Exercício 5 

Assitir os videos   11/08/2020/ Equações com incógnitas (Parte 1, 2,3 e 4)
Resolver os problemas da apostila volume 3

ATIVIDADE 2 – Página 67 - PARES ORDENADOS E SUA LOCALIZAÇÃO NO PLANO CARTESIANO
2.1 
2.2 
2.3
 
ATIVIDADE 3 – Página 67 - RESULTADOS DE UMA EQUAÇÃO DE 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS

3.1 

CADERNO DO ALUNO página 68
3.2

ATIVIDADE 4 – SOLUÇÕES DE UMA EQUAÇÃO DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
4.1 
4.2 

(EF08MA08) Resolver e elaborar situações-problema que possam ser representados por sistemas de equações de 1º grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso. 



19/08 - 8º ano EF - Matemática - Sistemas de duas equações com duas incógnitas: Parte I



31/08 - 8º ano EF - Matemática - Sistemas de duas equações com duas incógnitas: Parte II




01/09 - 8º ano EF - Matemática - Sistemas de duas equações com duas incógnitas: Parte III




02/09 - 8º ano EF - Matemática - Sistema de equações: Resolução gráfica: Parte IV





Sistemas de Equações

Um sistema de equações é constituído por um conjunto de equações que apresentam mais de uma incógnita. Para resolver um sistema é necessário encontrar os valores que satisfaçam simultaneamente todas as equações.

Um sistema é chamado do 1º grau, quando o maior expoente das incógnitas, que integram as equações, é igual a 1 e não existe multiplicação entre essas incógnitas.


Como resolver um sistema de equações do 1º grau?

Podemos resolver um sistema de equações do 1º grau, com duas incógnitas, usando o método da substituição ou o da soma.

Método da substituição

Esse método consiste em escolher uma das equações e isolarmos uma das incógnitas, para determinar o seu valor em relação a outra incógnita. Depois, substituímos esse valor na outra equação.

Desta forma, a segunda equação ficará com uma única incógnita e, assim, poderemos encontrar o seu valor final. Para finalizar, substituímos na primeira equação o valor encontrado e, assim, encontramos também o valor da outra incógnita.

Exemplo

Resolva o seguinte sistema de equações:

abre chaves atributos de tabela alinhamento de coluna left espaçamento de coluna 1.4ex fim dos atributos linha com célula com x mais y igual a fim da célula 12 linha com célula com 3 x menos y igual a fim da célula 20 fim da tabela fecha

Resolução

Vamos começar escolhendo a primeira equação do sistema, que é a equação mais simples, para isolar o x. Assim temos:

exemplo sistema de equação

Após substituir o valor de x, na segunda equação, podemos resolvê-la, da seguinte maneira:

3. espaço parêntese esquerdo 12 menos y parêntese direito espaço menos y espaço igual a espaço 20 36 menos 3 y menos y igual a 20 menos 4 y igual a 20 menos 36 4 y igual a 16 y igual a 16 sobre 4 igual a 4

Agora que encontramos o valor do y, podemos substituir esse valor da primeira equação, para encontrar o valor do x:

x mais 4 igual a 12 x igual a 12 menos 4 x igual a 8

Assim, a solução para o sistema dado é o par ordenado (8, 4). Repare que esse resultado tornam ambas as equações verdadeiras, pois 8 + 4 = 12 e 3.8 - 4 = 20.


Exercício 6 

Resolver os seguintes sistemas pelo método da substituição.




Método da adição para sistemas com duas equações e duas incógnitas



método da adição. Ele visa a eliminar uma das incógnitas de um sistema pela soma dos termos semelhantes das equações  que o compõem. No exemplo a seguir, observe que a simples soma dos termos das equações já zera uma das suas incógnitas:

incógnitas:

Método da adição, exemplo 1

As somas realizadas nesse exemplo foram: 2x + 4x, 8y + (– 8y) = 0 e 16 + 8 = 24. Observe que, pelo resultado da soma, podemos encontrar o valor numérico de uma das incógnitas do sistema:

6x = 24

x = 24
      6

x = 4

Para descobrir a incógnita y, basta substituir o valor numérico de x em uma das duas equações do sistema:


2x + 8y = 16

2·4 + 8y = 16

8 + 8y = 16

8y = 16 – 8

8y = 8

y = 8
      8

y = 1

A solução desse sistema é S = {4, 1}.

Quando a soma dos termos não zera uma das incógnitas


sistema do exemplo anterior foi resolvido com facilidade porque foi criado com os coeficientes da incógnita y opostas aditivas. Sempre que isso acontecer para uma das incógnitas, o método da adição é o mais indicado, pois os resultados são encontrados com muito mais agilidade.

Quando as incógnitas não forem opostas aditivas, ou seja, quando não forem o mesmo número com sinais diferentes, é necessário fazer um procedimento antes de somar as duas equações para que uma das incógnitas seja eliminada.


Para compreender esse procedimento, observe o exemplo a seguir:

Método da adição, exemplo 2

Observe que não é possível eliminar nenhuma das incógnitas, pois a soma das equações é:

5x + 9y = 28

Para viabilizar a eliminação de uma incógnita, devemos multiplicar uma das equações por uma constante para que pelo menos uma de suas incógnitas torne-se o inverso aditivo de uma das incógnitas da outra equação.

No exemplo, multiplicaremos a segunda equação por – 2. Esse valor foi escolhido para que o termo 3y tenha como resultado – 6y, que é o inverso aditivo de 6y da outra equação. Assim, é possível somar as duas, eliminando a incógnita y nesse processo.


Produto de uma das equações por uma constante

Observe que, ao multiplicar uma das equações por uma constante, todos os seus termos devem ser multiplicados por essa constante. Após a multiplicação, o sistema fica pronto para que a soma entre as equações seja feita. O resultado dessa soma é o seguinte:

– x = – 2

x = 2

Com o valor de uma das incógnitas, basta substituí-lo em uma das equações do sistema para descobrir o valor da outra incógnita:

3x + 6y = 18

3·2 + 6y = 18

6 + 6y = 18

6y = 18 – 6

6y = 12

y = 12
      6

y = 2

A solução do sistema é S = {2, 2}



Exercício 7 

Resolver os sistemas pelo método da adição:




Situações problema com sistemas de equações



1-A soma das idades de Joaquim e Lúcio é 60 anos. Sabendo que a idade de Joaquim é o triplo da idade de Lúcio, qual é a idade de cada um deles?

Resolução

Representando a idade de Lúcio por L e a de Joaquim por J, podemos construir as seguintes equações:

J + L = 60 e

J = 3L

Com essas duas equações, é possível montar o sistema a seguir, que será resolvido pelo método da comparação:

Sabendo que a idade de Lúcio é 15 anos e que a idade de Joaquim é o triplo da idade de Lúcio, teremos:

J = 3L

J = 3·15

J = 45 anos




2-João cria 60 animais em sua fazenda. Alguns deles eram vacas, outros eram galinhas. Sabendo que o total de patas registradas em uma inspeção foi de 220, quantas vacas João cria?

Sejam as galinhas representadas pela letra G e as vacas pela letra V, podemos montar as duas equações a seguir:

G + V = 60

2G + 4V = 220

Com essas equações, é possível montar o seguinte sistema, que será resolvido usando o método da substituição.

Observe o valor algébrico de G, na primeira equação:

G + V = 60

G = 60 – V

Substitua esse valor na segunda:

2G + 4V = 220

2(60 – V) + 4V = 220

120 – 2V + 4V = 220

2V = 220 – 120

2V = 100
V = 100
       2

V = 50






Exercício 8

Resolver o exercício da apostila volume 3 , 8º ano
página 70 

ATIVIDADE 2 – PROBLEMAS COM SISTEMAS DE EQUAÇÕES  DO 1º GRAU
2.1  2.2 e 2.3


 

EF(08MA17) Conhecer e aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas. 


08/09 - 8º ano EF - ( Matemática ângulos e suas classificações) Parte 1





09/09 - 8º ano EF - ( Matemática ângulos e suas classificações) Parte  2




14/09 - 8º ano EF - Matemática - Bissetriz de um ângulo: Parte 3



15/09 - 8º ano EF - Matemática - Mediatriz de um segmento: Parte 4




16/09 - 8º ano EF - Matemática - Mediatriz e bissetriz - Construção de pipas: Parte V







Ângulos - Classificação

Ângulos são duas semirretas que têm a mesma origem, no vértice, e são medidos em grau (º) ou em radiano (rad), de acordo com o Sistema Internacional.

Tipos de Ângulos

Conforme as suas medidas, os ângulos são classificados em agudo, reto, obtuso e raso.

Agudo

O ângulo agudo mede menos do que 90º (

Ângulo Agudo de 40º

Reto

O ângulo reto mede o mesmo que 90º ( = 90º).

Ângulo Reto

Obtuso

O ângulo obtuso mede mais do que 90º e menos do que 180º (90º >

Ângulo Obtuso de 145º

Raso

O ângulo raso, também conhecido como meia volta, mede o mesmo que 180º ( = 180º).

Ângulo Raso



Como medir os ângulos?

Para medir os ângulos, precisamos de um transferidor, um instrumento em círculo (360º) ou semicírculo (180º) que é dividido em graus, e seguir os seguintes passos:

  1. Colocar o centro da base do transferidor sobre o vértice do ângulo.
  2. Colocar o ponto que indica 0º do transferidor em um dos lados do ângulo.
  3. O outro lado do ângulo apontará para a sua medida.

O ângulo é a unidade de medida mais utilizada. Minuto e segundo são os seus múltiplos.


Ângulos Complementares - São aqueles que juntos medem 90º.

Ãngulos Complementares, de 60.º e 30º

30º + 60º = 90º, o que que dizer que os ângulos se complementam mutuamente, 30º complementa o ângulo de 60º e vice-versa.

Ângulos Suplementares

Ângulos suplementares são aqueles que juntos medem 180º.

Ângulos Suplementares, de 135º e 45º

135º + 45º = 180º
Isso quer dizer que o ângulo de 135º é o suplemento do ângulo que mede 45º.
Ao mesmo tempo, o ângulo de 45º é o suplemento do ângulo que mede 135º.




Ângulos Congruentes

Ângulos congruentes são aqueles que têm a mesma medida.

Ângulos Congruentes

Ângulos Consecutivos

Ângulos consecutivos são aqueles que possuem em comum um lado e um vértice.

Ângulos Consecutivos
AÔC e CÔB têm em comum o vértice (O) e o lado (OC)

Ângulos Opostos pelo Vértice

Ângulos opostos pelo vértice (OPV) são aqueles cujos lados se opõem aos lados de outro ângulo.

Ângulos Opostos pelo Vértice


Bissetriz

bissetriz é uma semirreta interna a um ângulo, traçada a partir do seu vértice, e que o divide em dois ângulos congruentes (ângulos com a mesma medida).

Na figura abaixo, a bissetriz, indicada por uma reta em vermelho, reparte o ângulo AÔB ao meio.

Assim, o ângulo AÔB fica dividido em dois outros ângulos, o AÔC e o BÔC, de mesmas medidas.

Bissetriz

Como encontrar a bissetriz?

Para encontrar a bissetriz, basta seguir os seguintes passos utilizando o compasso:

  1. abra um pouco o compasso e coloque a sua ponta seca no vértice do ângulo.
  2. faça um traço de circunferência sobre as semirretas OA e OB.
  3. com o compasso aberto, coloque a ponta seca no ponto de intersecção da semirreta OA e faça um traço de circunferência com o compasso virado para dentro do ângulo.
  4. faça o mesmo, agora com a ponta seca no ponto de intersecção da semirreta OB.
  5. trace uma semirreta do vértice do ângulo até o ponto de intersecção dos traços que acabou de fazer. A semirreta OC é a bissetriz.

Traçando a bissetriz com um compasso

Fonte:https://www.todamateria.com.br/bissetriz/

Bissetriz ângulo 30º




Mediatriz


Mediatriz é uma reta perpendicular a um segmento de reta e que passa pelo ponto médio deste segmento.

Todos os pontos pertencentes a mediatriz são equidistantes das extremidades deste segmento.

Lembrando que, diferente da reta, que é infinita, o segmento de reta é limitado por dois pontos de uma reta. Ou seja, ele é considerado uma parte da reta.

Diferença entre reta e segmento de reta

Como construir a mediatriz?

Podemos construir a mediatriz de um segmento de reta pilha A B com barra acima usando régua e compasso. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Desenhe um segmento de reta e nas suas extremidades marque o ponto A e o ponto B.
  2. Pegue um compasso e faça uma abertura que seja um pouco maior que a metade da medida do segmento.
  3. Com essa abertura, coloque a ponta seca do compasso no ponto A e trace um semicírculo. Permanecendo com a mesma abertura no compasso, faça a mesma coisa no ponto B.
  4. Os semicírculos traçados se cruzaram em dois pontos, um acima do segmento de reta e outro abaixo. Com a régua, una esses dois pontos, essa reta traçada é a mediatriz do segmento AB.

Como encontrar a mediatriz

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